O EVENTO

O Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP – EPED-USP – é um evento acadêmico anual, organizado pelos/as pós-graduandos/as da área de Filologia e Língua Portuguesa, que visa a promover o diálogo entre as distintas abordagens teóricas e metodológicas sobre o discurso na Universidade de São Paulo.

Com edições desde 2009, o evento busca a integração entre os/as pós-graduandos/as dos diversos programas da Universidade de São Paulo, incentivando o debate franco e aberto acerca dos diferentes olhares epistemológicos, das distintas metodologias e dos variados objetos de análise que caracterizam a instituição no que concerne ao estudo da produção contextualizada de sentido.

Com um acolhimento especial dentre os docentes e alunos da USP, bem como de pesquisadores/as consagrados/as de universidades do Brasil e do exterior, convidados/as para a realização de mesas e conferências, seu sucesso e sua aceitabilidade no meio acadêmico têm servido de exemplo para uma série de eventos organizados por pós-graduandos/as dentro e fora da Universidade de São Paulo, na área de Linguística e Literatura.

Em 2023, o EPED chega à sua décima terceira edição com o tema Discurso e movimentos sociais. O objetivo desta escolha é propiciar, nas mesas e nas conferências, uma reflexão atual sobre a interrelação entre os movimentos sociais e os discursos institucionais, dentre eles, o científico, o midiático e o político. De que modo os processos de consolidação e de reivindicação de direitos sociais constituem e são constituídos por esses discursos em seu âmbito temático e formal?

A fim de garantir um debate profícuo acerca das pesquisas desenvolvidas pelos/as pós-graduandos/as, as sessões de comunicação contam com, no máximo, 4 apresentações. Cada apresentação teve 15 minutos de duração, seguidos de 15 minutos de discussão entre o/a apresentador/a, os/as ouvintes e o/a debatedor/a convidado/a.

Em sua décima terceira ediçãoo EPED volta a ser presencial e ocorrerá em setembro de 2023 e contará com pesquisadores vinculados tanto à Universidade de São Paulo, quanto de outras instituições que debaterão suas pesquisas, cujo foco são questões discursivas, textuais, semântico-pragmáticas e interacionais.