Publicações

A Comissão Organizadora de cada edição do EPED publica, em formato de livro, os artigos resultantes dos trabalhos apresentados no evento por docentes, pós-graduandos e graduandos após a aprovação dos textos por uma Comissão Científica composta por professores Doutores de distintas universidades brasileiras. 

O download dos livros completos pode ser feito por meio dos links abaixo:

 

Capa - XII EPED 

GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto; ARAES, Célia Regina; CASTANHEIRA, Claudia; ISOLA-LANZONI, Gabriel; DA SILVA, Lucas Pereira; MITSUNARI, Nathalia Akemi Sato; DOMINGUES, Taciane (organizadores). Estudos do texto e do discurso: perspectivas contemporâneas. São Paulo: FFLCH-USP, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/9788575064429.

Capítulos separados

Sinopse:

A obra "Estudos do texto e do discurso: perspectivas contemporâneas" consiste em um olhar sobre os estudos do texto e do discurso. Quando se considera a realidade atual do Brasil, nos anos de 2020 a 2022, torna-se válido questionar sobre a forma como as distintas perspectivas de estudos discursivos contribuem para se pensar sobre objetos contemporâneos. As distintas abordagens, enquanto diferentes lentes, têm o potencial de elucidar diversos aspectos de objetos ora já investigados previamente, ora em momento inaugural de reflexão. Assim, ao trabalhar com a historicidade inscrita na língua, lugar de tensão e de posicionamento axiológico, seja ele mais ou menos individual, torna-se possível um questionamento do conhecimento e da moral atemporal, a-espacial e a-valorativa, compostos de unidades de sentido abstratamente universais e logicamente necessários.

 

O XII EPED contou também com uma edição de dossiê temático no periódico internacional Linguistic Frontiers com o tema Práticas Discursivas em mídias digitais. A edição teve como editores convidados o Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (FFLCH/USP) - presidente da comissão do EPED - e o Prof. Dr. Vinícius Romanini (ECA/USP) - integrante de uma mesa-redonda do XII EPED.

O número é composto por oito artigos, além do editorial, e foi publicado em setembro de 2022 (v. 5, n. 2).

Link para acesso: https://sciendo.com/issue/LF/5/2.

 

 


 

GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto; ARAES, Célia Regina; CASTANHEIRA, Claudia; ISOLA-LANZONI, Gabriel; PENITENTE, Natalia; WEISS, Winola. Discurso e poder: teoria e análise. São Paulo: FFLCH/USP, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587621241

Sinopse:

O livro "Discurso e poder: teoria e análise" reúne vinte capítulos – aprovados em avaliação cega por pares e produzidos por docentes e por pesquisadores de todos os níveis acadêmicos (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado), vinculados à USP e a outras universidades brasileiras – que ilustram a diversidade de olhares teórico-metodológicas no campo dos Estudos Discursivos, bem como de suas áreas afins, para o exame de diferentes práticas sócio-historicamente ancoradas de produção, distribuição, consumo e interpretação de textos, tais como a educacional, a artística e a midiática. As principais perspectivas que embasam os estudos reunidos nessa coletânea consistem na Análise do Discurso de linha francesa, na Análise Crítica do Discurso, na Análise Dialógica do Discurso, na Semiótica, na Linguística Funcional, na Linguística Cognitiva, na Linguística Aplicada, na Lexicologia e na Teoria Literária.

 


 

GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto; PEDRO, Adriana Moreira; OLIVEIRA, Agildo Santos da Silva de; MARQUES SILVA, Alexandre; ISOLA-LANZONI, Gabriel; KOBAYASHI, Sergio Mikio; WEISS, Winola (organizadores). Trajetórias teórico-metodológicas nos estudos do discurso. São Paulo: FFLCH-USP, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/9788575063910.

Sinopse:

O livro "Trajetórias teórico-metodológicas nos estudos do discurso" reúne vinte e cinco artigos – aprovados em avaliação cega por pares e produzidos por docentes e por pesquisadores de todos os níveis acadêmicos (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado), da USP e de outras universidades brasileiras – que ilustram a diversidade de fundamentações teóricas e de procedimentos metodológicos no campo dos Estudos Discursivos e de suas áreas afins, para o exame de diferentes práticas de produção, distribuição, consumo e interpretação de textos, dentre as quais se destacam a escolar, a artística e a midiática (tradicional ou digital). As principais perspectivas que ancoram os estudos reunidos nesta coletânea consistem na Análise do Discurso de linha francesa, na Análise Crítica do Discurso, na Análise Dialógica do Discurso, na Teoria da Argumentação, na Semiótica, na Sociolinguística Interacional, na Linguística Funcional, na Linguística Cognitiva, na Linguística Aplicada, na Lexicologia e na Teoria Literária.

 


 

IX EPED

GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto; PEDRO, Adriana Moreira; OLIVEIRA, Agildo Santos da Silva de; SILVA, Alexandre Marques; SOUSA, Douglas Rabelo de; BRITTO-COSTA, Letícia Fernandes de; KOBAYASHI, Sergio Mikio (organizadores). Discurso e Identidade: múltiplos enfoques. São Paulo: FFLCH/USP, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/9788575063361.

Sinopse:

O livro “Discurso e Identidade: múltiplos enfoques” reúne um conjunto de vinte artigos – aprovados em avaliação cega por pares – de docentes e de alunos de todos os níveis de pesquisa acadêmica (Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado) orientados ao debate das relações entre identidade, discurso e linguagem. Os estudos contemporâneos sobre identidade apontam que ela é constituída a partir de um jogo entre subjetividade e alteridade, o que permite sua aproximação tanto com pesquisas voltadas à interação e ao discurso quanto com estudos ligados à história, à estrutura social, às práticas socioculturais e aos processos psicológicos e cognitivos que embasam sua construção, vista como dinâmica, heteróclita, processual, contraditória. Nos artigos publicados neste livro, os autores mobilizam diferentes arcabouços teórico-metodológicos para uma discussão atualizada sobre o tema, como a Análise do Discurso de linha francesa, a Análise Crítica do Discurso, a Análise Dialógica do Discurso, a Teoria da Argumentação, a Semiótica, a Pragmática, a Análise da Conversação, a Sociolinguística Interacional, a Linguística Funcionalista, a Linguística Cognitiva e a Linguística Aplicada.

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VIII EPED

GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto; MODOLO, Artur Daniel Ramos; SOUSA, Douglas Rabelo; FERREIRA, Filipe Montovani; COAN, Giovanna Ike; BRITTO-COSTA, Letícia Fernandes (organizadores). Texto, discurso e multimodalidade: perspectivas atuais. São Paulo: Paulistana, 2017. Baixe aqui.

Sinopse:

O livro "Texto, discurso e multimodalidade: perspectivas atuais" reúne vinte e quatro artigos resultantes de comunicações apresentadas na oitava edição do EPED-USP. São trabalhos produzidos por estudantes de todos os níveis de pesquisa acadêmica (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) e por professores convidados a participarem das mesas-redondas do evento. Conforme indica o título da obra, os artigos aqui publicados ilustram as perspectivas atuais nos estudos de discurso, texto e multimodalidade, que são adotadas para o exame de diferentes corpora. Os trabalhos se pautam em metodologias e posicionamentos teóricos fundamentados em Análise do Discurso de linha francesa, Análise Crítica do Discurso,  Análise Dialógica do Discurso, Teoria da Argumentação, Semiótica, Pragmática, Análise da Conversação, Sociolinguística Interacional, Linguística Funcional, Linguística Cognitiva, Linguística Aplicada, Lexicologia, além de teorias ligadas à gestualidade e à visualidade.​​​

 


 

VII EPED

GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto; MODOLO, Artur Daniel Ramos; FERREIRA, Filipe Mantovani; MAREGA, Larissa Minuesa Pontes; MUNHOZ, Renata Ferreira; CAVALCANTE FILHO, Urbano (organizadores). Discurso e Linguística: diálogos possíveis. São Paulo: Editora Paulistana, 2016. Baixe aqui.

Sinopse:

Para apresentação desta obra, partimos do conceito proposto por Charaudeau e Maingueneau, acerca da diversidade dos universos teóricos relacionados aos estudos do discurso. Os vinte e seis artigos aqui publicados apoiam-se na tradição de estudos de textos citada pelos autores. A diversidade dos trabalhos, no entanto, ultrapassa as abordagens metodológicas e os posicionamentos teóricos, uma vez que cada autor trata do discurso contido em diferentes corpora. Nesse sentido, o olhar volta-se às artes, seja por meio da literatura em prosa ou em poesia, seja por intermédio da canção, do discurso platônico ou, ainda, da pintura. Esse olhar observa produções do passado: manuscritos literários, oficiais e textos jornalísticos. Do mesmo modo, visualizam-se discursos contemporâneos que buscam apresentar temáticas relacionadas à tecnologia, seja pela análise de redes sociais, ou pela montagem do corpus com o apoio da hashtag. Observa-se, também, a mídia atual pelo estudo de anúncios publicitários e editoriais de jornais e o discurso televisivo é retratado por episódios de programas populares. Delineia-se o universo da oralidade pelo discurso infantil e de alcoólatras em processo de recuperação. Panfletos e materializações de uma metáfora apresentam-se como objeto de estudo. E, pelo viés da metalinguagem, apresenta-se a escrita escolar e acadêmica, e se estabelece uma correlação entre teorias que estudam o discurso.

 

 


 

 

VI EPED

AQUINO, Zilda; GONÇALVES SEGUNDO, Paulo; MAREGA, Larissa; CAVALCANTE FILHO, Urbano; SANTOS, Thiago; DIOGUARDI, Gabriela (org.). A multidisciplinaridade nos estudos discursivos. São Paulo: Paulistana, 2015. Baixe aqui.

Sinopse:

A multidisciplinaridade nos estudos discursivos constitui o resultado das pesquisas e das discussões ocorridas durante o VI Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP (VI EPED-USP), realizado nas dependências da FFLCH – USP, nos dias 23 e 24 de abril de 2014. Esse evento oportunizou aos investigadores em formação espaços de discussão teórico-metodológica, tendo em vista a promoção do enriquecimento e do amadurecimento necessários à vivência no meio acadêmico. Nesse espaço aberto a alunos-pesquisadores, a presença de professores teve um cariz de orientação dos debates e de abertura para trocas produtivas entre os participantes no que concerne às teorias do discurso em suas diversas vertentes. Assim, localizam-se trabalhos voltados à Análise do Discurso de orientação francesa, anglo-saxônica, Semiótica, Aná- lise da Conversação, Análise Crítica do Discurso, Teoria Bakhtiniana, Retórica e Teorias da Argumentação, Linguística Cognitiva, Linguística Aplicada, assim como à História das Ideias Linguísticas, entre os que mais estiveram representadas.

 


 

V EPED

AQUINO, Zilda; OLIVEIRA, Adriano; BENTO, Emilson; OLIVEIRA, Margibel; SANTOS, Thiago; PONTES, Vivian. (org.) Linguagem, Estratégia e (Re)Construção. São Paulo: Paulistana, 2014. Baixe aqui.

Sinopse:

Reunindo trabalhos apresentados na edição de 2013 do Encontro de Pós- Graduandos em Estudos do Discurso da Universidade de São Paulo, este quinto volume, com o título “Linguagem, Estratégia e (Re)Construção”, vem agora a público com dezenove capítulos, que têm por objeto de análise o texto, o contexto, o discurso. Sob o enfoque da Análise do Discurso francesa, da Análise Crítica do Discurso, da Linguística Textual, dos estudos bakhtinianos, tanto professores convidados como alunos de pós-graduação revelam aqui os principais resultados de suas pesquisas. O volume atual vem consolidar esse intercâmbio de informações, favorecendo o diálogo constante com as disciplinas relacionadas com os estudos do texto e do
discurso.

 

 


 

IV EPED

MIRANDA, Daniela; PUH, Milan; LUQUES, Solange (org.). Discurso em suas pluralidades teóricas. São Paulo: Paulistana, 2013. Baixe aqui.

Sinopse:

Trata-se de uma obra que reúne vinte artigos que versam justamente sobre a construção do sentido, sobre o modo pelo qual o discurso articula e desarticula os diversos modos de conceber a realidade, de estabelecer relações sociais e de configurar identidades. A coletânea de artigos aqui reunida mostra justamente o quão rica é a capacidade humana de construção de significado nas mais distintas esferas sociais e apresenta discussões teórico-metodológicas e resultados de análises condizentes com o rigor inerente ao campo científico, mostrando, ademais, o importante diálogo que as teorias discursivas permitem realizar com outras áreas da Linguística e das Ciências Humanas.

 


 

III EPED

MODESTO, Artarxerxes T. T.; MIRANDA, Daniela da Silveira; SILVA, Janaina Oliveira; SOUEID, Nanci de Oliveira; VELOSO, Simone Ribeiro de Ávila (org.). O gênero em diferentes abordagens discursivas. São Paulo: Paulistana, 2011. Baixe aqui.

Sinopse:

Esta apresentação começa com a sensibilidade de Roland Barthes para com os jovens pesquisadores, justamente porque o objetivo do EPED - Encontro de Pós- Graduandos em Estudos Discursivos da USP – é reunir esses jovens, a fim de que eles exponham e discutam trabalhos desenvolvidos em torno de estudos do discurso, viabilizando o diálogo entre diversas tendências teóricas e expondo a capacidade de reflexão, escrita, gosto pelo texto. Além disso, via seleção guiada pelos olhos meticulosos de pesquisadores sêniores, o EPED possibilita a transformação da pesquisa em escrita e publicação. E é esse conjunto de procedimentos que confere ao universo acadêmico a condição de espaço real de trabalho, permitindo o enfrentamento científico de pares e a constituição de autoria, ainda em tenra idade. Os vinte e quatro trabalhos aqui apresentados demonstram que o tema gêneros do texto e/ou do discurso, apesar da presença crescente, incontrolada e muitas vezes polêmica no cenário acadêmico, escolar e institucional, merece um tratamento especializado, diversificado, de acordo com as várias áreas que compõem não apenas a Faculdade de Letras, mas também a de Educação e de outras Ciências Humanas.

 

 


 

II EPED

CUNHA, Cleide Lúcia; PIRIS, Eduardo Lopes; CARLOS, Josely Teixeira (org.). Abordagens metodológicas em estudos discursivos. São Paulo: Paulistana, 2010. Baixe aqui.

Sinopse:

Este segundo volume reúne 16 capítulos produzidos por docentes e por pós-graduandos. Os capítulos abordam diversas perspectivas discursivas, voltando-se ora para questões de ensino, ora para questões linguísticas.

 


 

I EPED

GARCIA, Bianca Rigamonti Valeiro; CUNHA, Cleide Lúcia; PIRIS, Eduardo Lopes; FERRAZ, Flávia Sílvia Machado; GONÇALVES SEGUNDO, Paulo Roberto (org.) Análises do Discurso: o diálogo entre as várias tendências na USP. São Paulo: Paulistana, 2009. Baixe aqui.

Sinopse:

Os vinte e seis artigos integrantes deste volume, além de concretizarem a variedade de teorias do discurso a conviverem nos cursos de pós-graduação em Letras da USP, expõem uma outra realidade: a variedade dos objetos empíricos de estudo a serem transformados em objetos teóricos no interior de cada disciplina.Os termos “análise” e “discurso” derivam, respectivamente, do latim “analysis” que lhe veio do grego e significa “decomposição de um todo em suas partes ou componentes” e do particípio passado do verbo latino “discurrere” que significa “percorrer, atravessar, discorrer, falar em público”. Se a etimologia do termo análise explica a atividade empreendida nos domínios da fonologia, da morfologia e da sintaxe, dificilmente ela se aplicaria às teorias e metodologias do discurso contemporâneas. Por outro lado, a etimologia da palavra “discurso” revela, em alguns de seus sentidos, a origem dessa abordagem que se deu no estudo do uso da palavra em situações públicas da cidade grega.