Conferências

 

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ResumoO objetivo deste trabalho é apresentar resultados obtidos em projetos de pesquisa (Temático FAPESP, processo n. 2022/05908-0; Capes-Cofecub, processo n. 88887.712049/2022-00; Universal/CNPq, processo 409249/2023-8) que se voltam à investigação de práticas letradas acadêmico-científicos na formação de professores e pesquisadores globalizados em educação científica, num contexto de utilização direta ou indireta de redes sociais digitais, no enfrentamento de desinformação e fake news. A problematização do tema emerge numa conjuntura em que usos sociais de leitura e escrita, como os requeridos e promovidos por instituições como escola e universidade, são confrontados com outros usos, informais ou não formais, com o questionamento, por um lado, da legitimidade dessas instituições, por outro, de fortalecimento do negacionismo científico, segundo disseminação e propagação de fatos que se distanciam de evidências científicas. Tenciona-se apresentar e discutir um conjunto de produções textuais realizadas em parceria com universidades brasileiras e francesas, voltadas a temas sensíveis ao debate da desinformação e fake news, como catástrofe climática, questões de saúde e epidemia e uso de inteligências artificiais.

Data: 22 de agosto de 2024.

Horário: 14h - 15h15.

Local: sala 212 - Edifício Prof. Antonio Candido (Letras) - FFLCH-USP

 

 


 

Resumo: Nesta conferência, analiso o impacto do racismo algorítmico enfrentado pela deputada Renata Souza, do Estado do Rio de Janeiro, ao empregar inteligência artificial na representação de uma mulher negra em um contexto de favela. O meu estudo discute como as microagressões colaboram para a propagação do discurso racista no ambiente virtual, com ênfase no caso específico envolvendo a parlamentar. Baseando-me em pesquisas críticas acerca de algoritmos (O’Neil, 2020; Prado, 2022) e estudos sobre racismo algorítmico (Noble, 2021; Silva, 2022), são analisadas as microagressões presentes nos comentários postados em sua conta no Instagram e em outras plataformas de mídia social. Os resultados revelam a estreita ligação entre as microagressões online na disseminação do racismo no ambiente digital e o discurso de ódio dirigido a indivíduos de ascendência negra.

Data: 22 de agosto de 2024.

Horário: 18h - 19h15.

Local: sala 212 - Edifício Prof. Antonio Candido (Letras) - FFLCH-USP

 

 


 

ResumoPor anos, a associação mais comum à palavra "cancelamento" era o ato de cancelar assinaturas ou serviços. Hoje, cancelar é sinônimo de silenciamento e/ou boicote de figuras públicas, ou mesmo de anônimos. Em 2019, por exemplo, a expressão "cancel culture" (cultura do cancelamento) foi eleita pelo dicionário Macquarie como a palavra do ano. Já em 2020, diversos eventos midiáticos tiveram uma dose de cancelamento no Brasil, desde reality shows até publicações de influenciadores digitais. A palestra "Cancelamento nas plataformas de redes sociais: em busca de definições" tem como objetivo mapear as perspectivas teóricas de abordagem do fenômeno dentro das pesquisas em comunicação.

Data: 23 de agosto de 2024.

Horário: 11h30 - 12h45.

Local: sala 212 - Edifício Prof. Antonio Candido (Letras) - FFLCH-USP

 

 


 

ResumoNa palestra, procurarei refletir sobre como o conceito de "verdade factual", que tomo emprestado a Hannah Arendt, ajuda a definir o funcionamento da democracia tanto no debate público, aberto, como na institucionalidade do Estado de Direito. De outra parte, a vigência da democracia aprimora e dá mais alcance para os métodos de que dispomos para aferir a verdade dos fatos.

Data: 23 de agosto de 2024.

Horário: 17h - 18h15.

Local: sala 212 - Edifício Prof. Antonio Candido (Letras) - FFLCH-USP