Sessões de comunicação

 

Programação das Sessões de Comunicação

​​​​​​

 

A programação das sessões de comunicação será disponibilizada após o fechamento do período de inscrições. 

Para realizar a sua inscrição, siga as orientações disponíveis na aba Inscrições, prazos e valores.

 

Orientações gerais:

1) Dinâmica da sessão

Em geral, cada sessão de comunicação é estruturada em 4 blocos de 30 minutos. Cada bloco é dedicado a um/a comunicador/a.

O bloco é dividido, por sua vez, em 2 partes: 15 minutos para a apresentação, seguidos de 15 minutos de discussão mediada pelo/a prof./a. debatedor/a convidado/a pela Comissão Organizadora.

O horário das apresentações será estritamente seguido para que os/as ouvintes possam se programar adequadamente para assistir às comunicações desejadas.

2) Participação

Os/as comunicadores/as de cada sessão terão 15 minutos para a comunicação oral, seguido de 15 minutos de discussão mediada pelo/a debatedor/a da sessão.

Os/as ouvintes poderão assistir às sessões e às conferências e fazer perguntas e questionamentos nos momentos oportunos.

 

 

 

 

 

21 ago. 2025 – 15h30 às 17h30

21 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 01

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedora: Renata Palumbo

Monitor: Diego Ramires

Sala: 204 

15h30

-

16h

Usos multifuncionais de articuladores textuais em discursos de posse de deputadas federais

Fábio Alves Prado de Barros Lima

16h

-

16h30

Processo de avaliação negativa de objeto de discurso na literatura juvenil escolar

Giovanna Amorim Castro

16h30

-

17h

Letreiramento como referenciação

Rafael de Jesus Maldonado Mascarenhas

17h

-

17h30

Discussão geral

 

21 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 02

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedora: Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro

Monitor: Pedro Henrique da Silveira Nunes

Sala: 206

15h30

-

16h

A Song of Ice and Fire: narrativa carnavalizada e contracultural?

Ana Carolina Pais

16h

-

16h30

O domínio dos saberes e as relações de poder na produção de subjetividades femininas em Orlando, de Virginia Woolf

Luana Dias Teixeira & Luana Alves Luterman

16h30

-

17h

Conceitos e preconceitos nas versões contemporâneas do conto de fadas Cinderela: o uso do léxico como recurso para a manutenção e mudança do papel social da mulher sob a perspectiva das narrativas atualizadas

Verônica Cardoso da Silva

17h

-

17h30

Pós e meta-ironia nos anos 2000 à luz da teoria bakhtiniana

Pedro Henrique da Silveira Nunes

 

21 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 03

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedora: Luiza Bedê Barbosa

Monitora: Winola Weiss Pires Cunha

Sala: 208

15h30

-

16h

A análise linguística/semiótica como o eixo de integração das práticas de leitura e produção de texto em livros didáticos do PNLD 2024-2027

Noelma Oliveira Barbosa

16h

-

16h30

Gêneros do discurso e formação cidadã: reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa

Luiza Bedê Barbosa

16h30

-

17h

Recriação da prática de ensino pela reformulação textual por paráfrase e correção em situação de autoconfrontação na Clínica da Atividade Docente (CAD)

Max Cazzoli & Anselmo Lima

17h

-

17h30

O discurso indireto e a remissão às fontes na produção de uma resenha: a paráfrase como retomada do dizer

Reinaldo Rodrigues Monção Junior

 

21 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 04

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedora: Nathalia Akemi Sato Mitsunari

Monitora: Adriana Moreira Pedro

Sala: 209

15h30

-

16h

A política da violência: uma análise do discurso da extrema-direita nas eleições municipais de São Paulo (2024)

Efraim Igor Santana Rocha

16h

-

16h30

Conflito Israel-Palestina e seus discursos

Adriana Moreira Pedro

16h30

-

17h

Discursos Messiânicos: regularidades discursivas de Trump e Bolsonaro após ataques

Isabela Pereira Andrade

17h

-

17h30

Discussão geral

 

21 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 05

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedora: Ana Elvira Luciano Gebara

Monitora: Julia Dias Monteiro Araujo

Sala: 211

15h30

-

16h

Escolhas lexicais em textos jornalísticos: o ensino de léxico voltado a alunos conectados

Amanda Bastos Souza

16h

-

16h30

A produção de um material didático para o desenvolvimento do estudo lexical de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental

Silvana Ferreira Dias Barros

16h30

-

17h

O vocabulário excludente em âmbito escolar: escolhas lexicais e seus efeitos de sentido

Thiago Tadeu Ferreira de Oliveira

17h

-

17h30

Gêneros textuais na universidade: uma análise interacionista sociodiscursiva no contexto do LLAC/USP

Andressa Leticia Villagra Silva

 

21 ago. 25 – 15h30 às 17h30 

Sessão 06

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedor: Milton Francisco da Silva

Monitor: Renato Costa

Sala: 230

15h30

-

16h

Marcas Não Manuais (MNM) no funcionalismo de sentenças complexas da Libras: Discursividade, Modalidade e Implicações para a Educação Bilíngue de Surdos

Renato Costa

16h

-

16h30

Poder e discursos sobre a comunidade surda no Brasil: direitos linguísticos

Milton Francisco da Silva & Marlandes de Fátima Evaristo e Silva

16h30

-

17h

O Ensino da Libras na formação de professores de Física e Matemática: relato de experiência, reflexões e perspectivas curriculares

Izabela Cristina Alves

17h

-

17h30

Práticas Discursivas e Mediação Tecnológica: efeitos sobre a acessibilidade de alunos surdos na educação técnica

Laísa Conde Rocha Moreira

 

21 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 07

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedor: Alexander Yao Cobbinah

Monitora: Natalia Penitente Andrade

Sala: 231

15h30

-

16h

Bilíngue de verdade: uma análise dos discursos sobre a educação bilíngue em escolas privadas de São Luís

Alexia Tomásia Ferreira Cavalcante

16h

-

16h30

Discurso encoberto: imagens de língua nos textos oficiais de Moçambique

Natalia Penitente Andrade

16h30

-

17h

“O eu no discurso do outro”: Análise do uso de termo português como segunda Língua (L2) em Guiné-Bissau nos textos acadêmicos

Segunda Cá

17h

-

17h30

Uma instituição de Educação de Jovens e Adultos enquanto espaço de interação entre estudantes brasileiros e haitianos

Juliana Brito Gomes de Oliveira

 

21 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 08

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedor: Urbano Cavalcante Filho

Monitor: Lucas Pivetta Maciel

Sala: 232

15h30

-

16h

Entre a tela e a página: intermidialidade, dialogismo e responsividade em práticas leitoras no booktok

Islene dos Santos Roque & Urbano Cavalcante Filho

16h

-

16h30

Metodologias de coleta de dados para a eliciação do ato de fala de desmarcar compromissos em interações digitais

Silvia Pallone

16h30

-

17h

Dinâmicas de formação lexical em ambientes digitais: uma abordagem diacrônica

Lucas Pivetta Maciel

17h

-

17h30

Discussão geral

 

21 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 09

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedora: Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Monitora: Julia Pfeifer Santos

Sala: 233

15h30

-

16h

“Não é possível que eu seja o único trintão com dificuldade de conhecer gente nova”: amizades aos 30 e aconselhamento no Reddit

Lucas Pereira da Silva

16h

-

16h30

A atividade sociossemiótica de “argumentar”: caracterização sistêmica

Theodoro C. Farhat

16h30

-

17h

Alianças em disputa sobre ações afirmativas: cotas raciais e socioeconômicas como propostas de ação em debate

Sandra Gomes Rasquel

17h

-

17h30

Discussão geral

 

21 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 10

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedora: Kelly Cristina de Oliveira 

Monitora: Nicolly Rodrigues

Sala: 234

15h30

-

16h

E quando o racismo acontece nas escolas de elite? Letramento antirracista numa perspectiva crítico-social do discurso

Kelly Cristina de Oliveira

16h

-

16h30

Sentidos do Jarê: o silenciamento do racismo religioso

Andressa dos Santos Almeida

16h30

-

17h

“Meu melhor posicionamento será de escutar e aprender”: branquitude, ethos e o pacto narcísico

Lauro Geovany Damasceno Martins

17h

-

17h30

Discussão geral

 

21 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 11

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedora: Vanessa Fonseca Barbosa

Monitora: Verônica dos Santos Modolo

Sala: 235

15h30

-

16h

A tensão entre os diferentes modos de ser mulher em “O jardim selvagem” (1970), conto de Lygia Fagundes Telles

Patrícia Gonçalves Jorge

16h

-

16h30

Por uma arquitetônica da existência na obra Diário Íntimo, de Lima Barreto: Espaço-Tempo-Valor

Antonio Victor Silva Bomfim

16h30

-

17h

A palavra na vida e a palavra na crônica: a experiência vivida tecida por fios dialógicos

Dionéia Foschiani Helbel

17h

-

17h30

A transmissão do discurso alheio na obra “Da natureza e limites do Poder Moderador” (1862), de Zacarias de Góis e Vasconcelos

Rafael Schneider

 

21 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 12

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedor: Acir de Matos Gomes 

Monitora: Ana Luísa Siqueira Machado

Sala: 236

15h30

-

16h

A autoridade enunciativa nas provas da OAB: regulação discursiva e padrões de argumentação jurídica em provas na matéria de direito penal

Andreia Motta Storolli

16h

-

16h30

A construção e a força do argumento de autoridade no tribunal do júri

Acir de Matos Gomes

16h30

-

17h

Retratação pública em tempos digitais: uma análise dialógica do discurso de Luísa Sonza

Ana Luísa Siqueira Machado

17h

-

17h30

Uma análise discursiva da oratória brasileira: manuais e autores, materiais e escolas

Amarildo Rodrigues da Silva Júnior

 

21 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 13

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedor: Manoel Luiz Gonçalves Corrêa

Monitora: Lara Sabrina Sant Ana Santos

Sala: 237

15h30

-

16h

Análise do discurso triádica: integrando discurso e PLN

Mayara Suellen de Sousa Miguel

16h

-

16h30

Morfossintaxe dos prompts para escrita de textos acadêmicos: contribuições para a vigilância sanitária

Juliana Ferreira dos Santos & Marcos Rogério Martins Costa

16h30

-

17h

Discussão geral

17h

-

17h30

Discussão geral

 

21 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 14

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedor: Clécio Bunzen 

Monitora: Daiana da Silva Teixeira

Sala: 102

15h30

-

16h

A mediação do ChatGPT na revisão de textos acadêmicos: uma análise discursiva

Bruna Maria Atalla Pereira

16h

-

16h30

A construção da Palestina e dos povos árabes em produções argumentativas com o ChatGPT

Kimberly Cristine Campos da Silva

16h30

-

17h

A emergência de correções por Inteligência Artificial de produções textuais escritas: diálogos entre o discurso científico sobre correções textuais e a IA

Marina Totina de Almeida Lara

17h

-

17h30

Dialogismo e arbitrariedade nos enunciados elaborados por ferramentas de Inteligência Artificial: um estudo à luz dos postulados de Mikhail Bakhtin e demais autores do Círculo

Mateus Zampieri Vinhas

 

22 ago. 2025 – 15h30 às 17h30

22 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 15

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedora: Emily Caroline da Silva

Monitora: Julia Pfeifer Santos

Sala: 204

15h30

-

16h

Como o estudo dos mecanismos enunciativos (vozes e modalizações) presentes nas verbalizações de uma professora de francês sobre seu trabalho pode evidenciar seu posicionamento enunciativo ao observar e comentar seu próprio trabalho

Mariane Damasceno

16h

-

16h30

Corpus textual para o ensino de pronomes relativos em francês

Pauline Le Talludec

16h30

-

17h

O corpus textual no ensino de português: uma análise do Caderno da Cidade do munícipio de São Paulo

Marco Aurelio Cardoso Moura

17h

-

17h30

A aprendizagem de Geografia no ensino remoto emergencial – 2020-21

Rosana Silvestre de Lima

 

22 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 16

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedora: Maria Lúcia C. V. O. Andrade

Monitora: Lucimar Regina Santana Rodrigues

Sala: 206

15h30

-

16h

A representatividade feminina em posições de referência no mundo corporativo

Lucimar Regina Santana Rodrigues & Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade

16h

-

16h30

Entre o púlpito e a intolerância: o ethos discursivo e a legitimação da LGBT+fobia no discurso neopentecostal

Arielle de Jesus Meireles Teixeira 

16h30

-

17h

Violência escolar em discurso na mídia brasileira

Ana Beatriz Gomes Margonari & Marina Colli de Oliveira

17h

-

17h30

Discussão geral

 

22 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 17

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedora: Cláudia Riolfi 

Monitora: Daiana da Silva Teixeira

Sala: 208

15h30

-

16h

A Bíblia como dispositivo de poder no discurso político-educacional brasileiro

Sandson de Souza Costa

16h

-

16h30

Gênero, sexualidade e produção de subjetivação no Programa Alfamais: repertórios de saber-poder nas práticas de alfabetização e letramentos

Agdda Byanca Borges e Silva & Luana Alves Luterman

16h30

-

17h

O bullying e a literatura no contexto escolar: silêncio e discurso do sujeito-adolescente

Rita de Cássia Constantini

17h

-

17h30

Discurso e corpo: o disfarce do bullying em circulação na escola

Thaís Silva Marinheiro de Paula

 

22 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 18

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedor: Waldemar Ferreira Netto

Monitor: Lucas Pivetta Maciel

Sala: 209

15h30

-

16h

O que diz o Blog dos Colégios: existe novidade no mercado da educação?

Thais Rosa Viveiros

16h

-

16h30

O discurso sobre leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos

Cátia Fátima Nunes Santana Alves

16h30

-

17h

A linguística e o ensino de língua portuguesa na Educação Básica Brasileira

Adassa Bacci Abrahão Oliveira Amaral

17h

-

17h30

Armandinho e Mafalda: a leitura de tirinhas na formação de cidadãos críticos

Juliana Moreira Borges e Freire

 

22 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 19

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedora: Eliane Lousada 

Monitor: Pedro Henrique da Silveira Nunes

Sala: 211

15h30

-

16h

Educação, diversidade e ideologia: um olhar discursivo sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE)

Valéria Fernandes Turci

16h

-

16h30

Gênero e docência em discurso: uma análise dos sentidos sobre ser professor(a) alfabetizador(a)

Juliana Aparecida Possidônio & Soraya Maria Romano Pacífico

16h30

-

17h

Os efeitos de sentido sobre o funcionamento do inglês como língua franca da ciência

Ismair Ignácio Júnior & Fernanda Cátia Bozelli

17h

-

17h30

Concepções de professores do ensino médio sobre queixas escolares: discursos plurais para uma educação democrática

Rosa Amélia da Silva Frasão

 

22 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 20

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedora: Regiani Leal Dalla Martha Couto

Monitora: Viviane Mendes Leite

Sala: 230

15h30

-

16h

Entonações valorativas e a construção da identidade no poema “Eu sou”, de Cristiane Sobral

Luciana Taraborelli

16h

-

16h30

O outro refugiado e migrante na narrativa juvenil: rompendo fronteiras

Viviane Mendes Leite

16h30

-

17h

Modos de ler o monstro: educação literária e subjetividade na leitura de Frankenstein com jovens do sétimo ano

Fani Miranda Tabak

17h

-

17h30

Cotejo entre “Moradia dos loucos” e “A cartomante”: diálogos entre o século XIX e a contemporaneidade

Regiani Leal Dalla Martha Couto

 

22 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 21

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedor: Nathalia Akemi Sato Mitsunari

Monitora: Lara Sabrina Sant Ana Santos

Sala: 231

15h30

-

16h

Educação, argumentação e a tessitura do trabalho com competências e habilidades: o que ressoa na escola?

Maria Aparecida de Souza Carvalho & Soraya Maria Romano Pacífico

16h

-

16h30

A plataformização do ensino público: como sujeitos-alunos e professores discursivizam o ensino?

Jacqueline Meireles Ronconi

16h30

-

17h

Aprimorando as capacidades argumentativas de estudantes do 7° ano do fundamental por meio da prática podcast: ensino de argumentação no âmbito da residência pedagógica

Lara Sabrina Sant Ana Santos

17h

-

17h30

O gênero “dissertação” no contexto do vestibular e os obstáculos de aprendizagem: contribuições da engenharia didática para o desenvolvimento da produção escrita

Yago Bruno Costa Silva

 

22 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 22

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedor: Miguel Fuentes Cortés 

Monitor: Eric Camata Bernardes Bastos

Sala: 232

15h30

-

16h

Gênero e registro em videogames: diálogos entre a Teoria Sistêmico-funcional e os Game Studies

Eric Camata Bernardes Bastos

16h

-

16h30

Análise do discurso crítico e multimodal nas capas da imprensa de oposição anteriores aos golpes de Estado no Brasil 1964, Chile 1973 e Argentina 1976

Miguel Fuentes Cortés

16h30

-

17h

Letramento geográfico e estereótipos culturais: uma análise crítica do jogo Mario is Missing!

André de Oliveira Matumoto

17h

-

17h30

Análise multimodal de notícias de jornais sobre o conflito de Nagorno-Karabakh, entre Armênia e Azerbaijão

Ana Luisa Hardt Lourenço & Deize Crespim Pereira

 

22 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 23

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedora: Jozanes Assunção Nunes 

Monitora: Sandra Gomes Rasquel

Sala: 233

15h30

-

16h

Professores e suas vozes pela implementação da língua umbundo em sala de aula

Odara Dele Almeida e Oliveira

16h

-

16h30

Ciência, raça e discurso: a construção dialógica da representatividade negra na UFMT

Jozanes Assunção Nunes

16h30

-

17h

Discurso e ideologia em produções argumentativas de inteligência artificial generativa

Pedro Artur Cucomo de Campos

17h

-

17h30

As interferências da inteligência artificial nas redações dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio

Vitória Silveira Teixeira Medrado & Helen Adriele da Cruz Altarugio

 

22 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 24

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedora: Beatriz Daruj Gil

Monitora: Beatriz Amorim de Azevedo e Silva

Sala: 234

15h30

-

16h

O adjetivo em atividades para 6º ano: abordagens de um livro didático

Gabriela Cremasco Barbosa Camargo

16h

-

16h30

A Teoria da mudança na formação de leitores: uma experiência em escolas estaduais

Samara Gabriela Leal França

16h30

-

17h

Representações de alunos de FLE sobre o aprendizado da língua construídas em textos de questionários e entrevistas

Roberta Laredo

17h

-

17h30

Imagens de professor, imagens de aluno: análise de uma paródia musical presente em videoaula

Beatriz Amorim de Azevedo e Silva

 

 

22 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 25

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedor: Mario Tommaso

Monitora: Barbara Falcão

Sala: 235

15h30

-

16h

Música Popular Brasileira & Literatura: relações intertextuais em foco

Luciano Nunes dos Santos Meirelles

16h

-

16h30

Heterodiscursividade e convergências na narrativa transmídia AmarElo de Emicida

Barbara Falcão

16h30

-

17h

Samba de roda como discurso de resistência quilombola: questões identitárias e culturais em perspectiva dialógica

Walter Fonseca Pinto Júnior & Urbano Cavalcante Filho

17h

-

17h30

Estudo do enunciado e dos Gêneros do discurso: uma análise dialógica de cânticos religiosos

Eloísa da Rosa Ferro

 

22 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 26

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedora: Fernanda da Cunha Correia

Monitor: Diego Ramires

Sala: 236

15h30

-

16h

Silenciamentos e resistências: uma análise contrastiva entre o Reconhecimento Legal dos direitos educacionais indígenas e sua implementação nas escolas urbanas de Mato Grosso

Myllena Mayara de Freitas Ramalho Souza 

16h

-

16h30

A literatura decolonial possibilitando discursos plurais e inclusão no Ensino Fundamental

Djário Dias de Araújo

16h30

-

17h

Imagem(ns) das línguas minoritárias/minorizadas nos textos acadêmicos: uma dezescrita da proposta de política linguística educacional para a Guiné-Bissau

Ivo Aloide Ié

17h

-

17h30

A festa no céu na perspectiva Translíngue

Taís Theisen 

 

22 ago. 25 – 15h30 às 17h30

Sessão 27

15 minutos de apresentação

15 minutos de discussão

Debatedora: Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Monitora: Winola Weiss Pires Cunha

Sala: 102

15h30

-

16h

Do problema local ao contexto nacional: temas geradores em uma abordagem freireana da prova do ENEM

Winola Weiss Pires Cunha

16h

-

16h30

A leitura de mundo e a coletânea: concepções de significados nas Redações FUVEST

Fernanda do Rocio Portela

16h30

-

17h

Autoria e Singularidade: o discurso do Outro nas redações do ENEM

Romulo Flores Dias Bolivar

17h

-

17h30

A Redação do ENEM e a Construção de Sentidos: uma análise do repertório sociocultural e da intertextualidade em redações Nota Mil

Paulo Costa