Programação das Sessões de Comunicação
A programação das sessões de comunicação será disponibilizada após o fechamento do período de inscrições.
Para realizar a sua inscrição, siga as orientações disponíveis na aba Inscrições, prazos e valores.
Orientações gerais:
1) Dinâmica da sessão
Em geral, cada sessão de comunicação é estruturada em 4 blocos de 30 minutos. Cada bloco é dedicado a um/a comunicador/a.
O bloco é dividido, por sua vez, em 2 partes: 15 minutos para a apresentação, seguidos de 15 minutos de discussão mediada pelo/a prof./a. debatedor/a convidado/a pela Comissão Organizadora.
O horário das apresentações será estritamente seguido para que os/as ouvintes possam se programar adequadamente para assistir às comunicações desejadas.
2) Participação
Os/as comunicadores/as de cada sessão terão 15 minutos para a comunicação oral, seguido de 15 minutos de discussão mediada pelo/a debatedor/a da sessão.
Os/as ouvintes poderão assistir às sessões e às conferências e fazer perguntas e questionamentos nos momentos oportunos.
21 ago. 2025 – 15h30 às 17h30
|
21 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 01
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedora: Renata Palumbo
Monitor: Diego Ramires
|
|
Sala: 204
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
Usos multifuncionais de articuladores textuais em discursos de posse de deputadas federais
Fábio Alves Prado de Barros Lima
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
Processo de avaliação negativa de objeto de discurso na literatura juvenil escolar
Giovanna Amorim Castro
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
Letreiramento como referenciação
Rafael de Jesus Maldonado Mascarenhas
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
Discussão geral
|
|
21 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 02
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedora: Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro
Monitor: Pedro Henrique da Silveira Nunes
|
|
Sala: 206
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
A Song of Ice and Fire: narrativa carnavalizada e contracultural?
Ana Carolina Pais
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
O domínio dos saberes e as relações de poder na produção de subjetividades femininas em Orlando, de Virginia Woolf
Luana Dias Teixeira & Luana Alves Luterman
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
Conceitos e preconceitos nas versões contemporâneas do conto de fadas Cinderela: o uso do léxico como recurso para a manutenção e mudança do papel social da mulher sob a perspectiva das narrativas atualizadas
Verônica Cardoso da Silva
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
Pós e meta-ironia nos anos 2000 à luz da teoria bakhtiniana
Pedro Henrique da Silveira Nunes
|
|
21 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 03
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedora: Luiza Bedê Barbosa
Monitora: Winola Weiss Pires Cunha
|
|
Sala: 208
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
A análise linguística/semiótica como o eixo de integração das práticas de leitura e produção de texto em livros didáticos do PNLD 2024-2027
Noelma Oliveira Barbosa
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
Gêneros do discurso e formação cidadã: reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa
Luiza Bedê Barbosa
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
Recriação da prática de ensino pela reformulação textual por paráfrase e correção em situação de autoconfrontação na Clínica da Atividade Docente (CAD)
Max Cazzoli & Anselmo Lima
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
O discurso indireto e a remissão às fontes na produção de uma resenha: a paráfrase como retomada do dizer
Reinaldo Rodrigues Monção Junior
|
|
21 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 04
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedora: Nathalia Akemi Sato Mitsunari
Monitora: Adriana Moreira Pedro
|
|
Sala: 209
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
A política da violência: uma análise do discurso da extrema-direita nas eleições municipais de São Paulo (2024)
Efraim Igor Santana Rocha
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
Conflito Israel-Palestina e seus discursos
Adriana Moreira Pedro
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
Discursos Messiânicos: regularidades discursivas de Trump e Bolsonaro após ataques
Isabela Pereira Andrade
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
Discussão geral
|
|
21 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 05
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedora: Ana Elvira Luciano Gebara
Monitora: Julia Dias Monteiro Araujo
|
|
Sala: 211
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
Escolhas lexicais em textos jornalísticos: o ensino de léxico voltado a alunos conectados
Amanda Bastos Souza
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
A produção de um material didático para o desenvolvimento do estudo lexical de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
Silvana Ferreira Dias Barros
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
O vocabulário excludente em âmbito escolar: escolhas lexicais e seus efeitos de sentido
Thiago Tadeu Ferreira de Oliveira
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
Gêneros textuais na universidade: uma análise interacionista sociodiscursiva no contexto do LLAC/USP
Andressa Leticia Villagra Silva
|
|
21 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 06
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedor: Milton Francisco da Silva
Monitor: Renato Costa
|
|
Sala: 230
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
Marcas Não Manuais (MNM) no funcionalismo de sentenças complexas da Libras: Discursividade, Modalidade e Implicações para a Educação Bilíngue de Surdos
Renato Costa
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
Poder e discursos sobre a comunidade surda no Brasil: direitos linguísticos
Milton Francisco da Silva & Marlandes de Fátima Evaristo e Silva
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
O Ensino da Libras na formação de professores de Física e Matemática: relato de experiência, reflexões e perspectivas curriculares
Izabela Cristina Alves
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
Práticas Discursivas e Mediação Tecnológica: efeitos sobre a acessibilidade de alunos surdos na educação técnica
Laísa Conde Rocha Moreira
|
|
21 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 07
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedor: Alexander Yao Cobbinah
Monitora: Natalia Penitente Andrade
|
|
Sala: 231
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
Bilíngue de verdade: uma análise dos discursos sobre a educação bilíngue em escolas privadas de São Luís
Alexia Tomásia Ferreira Cavalcante
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
Discurso encoberto: imagens de língua nos textos oficiais de Moçambique
Natalia Penitente Andrade
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
“O eu no discurso do outro”: Análise do uso de termo português como segunda Língua (L2) em Guiné-Bissau nos textos acadêmicos
Segunda Cá
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
Uma instituição de Educação de Jovens e Adultos enquanto espaço de interação entre estudantes brasileiros e haitianos
Juliana Brito Gomes de Oliveira
|
|
21 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 08
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedor: Urbano Cavalcante Filho
Monitor: Lucas Pivetta Maciel
|
|
Sala: 232
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
Entre a tela e a página: intermidialidade, dialogismo e responsividade em práticas leitoras no booktok
Islene dos Santos Roque & Urbano Cavalcante Filho
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
Metodologias de coleta de dados para a eliciação do ato de fala de desmarcar compromissos em interações digitais
Silvia Pallone
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
Dinâmicas de formação lexical em ambientes digitais: uma abordagem diacrônica
Lucas Pivetta Maciel
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
Discussão geral
|
|
21 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 09
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedora: Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Monitora: Julia Pfeifer Santos
|
|
Sala: 233
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
“Não é possível que eu seja o único trintão com dificuldade de conhecer gente nova”: amizades aos 30 e aconselhamento no Reddit
Lucas Pereira da Silva
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
A atividade sociossemiótica de “argumentar”: caracterização sistêmica
Theodoro C. Farhat
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
Alianças em disputa sobre ações afirmativas: cotas raciais e socioeconômicas como propostas de ação em debate
Sandra Gomes Rasquel
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
Discussão geral
|
|
21 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 10
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedora: Kelly Cristina de Oliveira
Monitora: Nicolly Rodrigues
|
|
Sala: 234
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
E quando o racismo acontece nas escolas de elite? Letramento antirracista numa perspectiva crítico-social do discurso
Kelly Cristina de Oliveira
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
Sentidos do Jarê: o silenciamento do racismo religioso
Andressa dos Santos Almeida
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
“Meu melhor posicionamento será de escutar e aprender”: branquitude, ethos e o pacto narcísico
Lauro Geovany Damasceno Martins
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
Discussão geral
|
|
21 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 11
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedora: Vanessa Fonseca Barbosa
Monitora: Verônica dos Santos Modolo
|
|
Sala: 235
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
A tensão entre os diferentes modos de ser mulher em “O jardim selvagem” (1970), conto de Lygia Fagundes Telles
Patrícia Gonçalves Jorge
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
Por uma arquitetônica da existência na obra Diário Íntimo, de Lima Barreto: Espaço-Tempo-Valor
Antonio Victor Silva Bomfim
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
A palavra na vida e a palavra na crônica: a experiência vivida tecida por fios dialógicos
Dionéia Foschiani Helbel
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
A transmissão do discurso alheio na obra “Da natureza e limites do Poder Moderador” (1862), de Zacarias de Góis e Vasconcelos
Rafael Schneider
|
|
21 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 12
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedor: Acir de Matos Gomes
Monitora: Ana Luísa Siqueira Machado
|
|
Sala: 236
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
A autoridade enunciativa nas provas da OAB: regulação discursiva e padrões de argumentação jurídica em provas na matéria de direito penal
Andreia Motta Storolli
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
A construção e a força do argumento de autoridade no tribunal do júri
Acir de Matos Gomes
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
Retratação pública em tempos digitais: uma análise dialógica do discurso de Luísa Sonza
Ana Luísa Siqueira Machado
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
Uma análise discursiva da oratória brasileira: manuais e autores, materiais e escolas
Amarildo Rodrigues da Silva Júnior
|
|
21 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 13
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedor: Manoel Luiz Gonçalves Corrêa
Monitora: Lara Sabrina Sant Ana Santos
|
|
Sala: 237
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
Análise do discurso triádica: integrando discurso e PLN
Mayara Suellen de Sousa Miguel
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
Morfossintaxe dos prompts para escrita de textos acadêmicos: contribuições para a vigilância sanitária
Juliana Ferreira dos Santos & Marcos Rogério Martins Costa
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
Discussão geral
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
Discussão geral
|
|
21 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 14
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedor: Clécio Bunzen
Monitora: Daiana da Silva Teixeira
|
|
Sala: 102
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
A mediação do ChatGPT na revisão de textos acadêmicos: uma análise discursiva
Bruna Maria Atalla Pereira
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
A construção da Palestina e dos povos árabes em produções argumentativas com o ChatGPT
Kimberly Cristine Campos da Silva
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
A emergência de correções por Inteligência Artificial de produções textuais escritas: diálogos entre o discurso científico sobre correções textuais e a IA
Marina Totina de Almeida Lara
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
Dialogismo e arbitrariedade nos enunciados elaborados por ferramentas de Inteligência Artificial: um estudo à luz dos postulados de Mikhail Bakhtin e demais autores do Círculo
Mateus Zampieri Vinhas
|
22 ago. 2025 – 15h30 às 17h30
|
22 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 15
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedora: Emily Caroline da Silva
Monitora: Julia Pfeifer Santos
|
|
Sala: 204
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
Como o estudo dos mecanismos enunciativos (vozes e modalizações) presentes nas verbalizações de uma professora de francês sobre seu trabalho pode evidenciar seu posicionamento enunciativo ao observar e comentar seu próprio trabalho
Mariane Damasceno
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
Corpus textual para o ensino de pronomes relativos em francês
Pauline Le Talludec
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
O corpus textual no ensino de português: uma análise do Caderno da Cidade do munícipio de São Paulo
Marco Aurelio Cardoso Moura
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
A aprendizagem de Geografia no ensino remoto emergencial – 2020-21
Rosana Silvestre de Lima
|
|
22 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 16
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedora: Maria Lúcia C. V. O. Andrade
Monitora: Lucimar Regina Santana Rodrigues
|
|
Sala: 206
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
A representatividade feminina em posições de referência no mundo corporativo
Lucimar Regina Santana Rodrigues & Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
Entre o púlpito e a intolerância: o ethos discursivo e a legitimação da LGBT+fobia no discurso neopentecostal
Arielle de Jesus Meireles Teixeira
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
Violência escolar em discurso na mídia brasileira
Ana Beatriz Gomes Margonari & Marina Colli de Oliveira
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
Discussão geral
|
|
22 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 17
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedora: Cláudia Riolfi
Monitora: Daiana da Silva Teixeira
|
|
Sala: 208
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
A Bíblia como dispositivo de poder no discurso político-educacional brasileiro
Sandson de Souza Costa
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
Gênero, sexualidade e produção de subjetivação no Programa Alfamais: repertórios de saber-poder nas práticas de alfabetização e letramentos
Agdda Byanca Borges e Silva & Luana Alves Luterman
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
O bullying e a literatura no contexto escolar: silêncio e discurso do sujeito-adolescente
Rita de Cássia Constantini
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
Discurso e corpo: o disfarce do bullying em circulação na escola
Thaís Silva Marinheiro de Paula
|
|
22 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 18
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedor: Waldemar Ferreira Netto
Monitor: Lucas Pivetta Maciel
|
|
Sala: 209
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
O que diz o Blog dos Colégios: existe novidade no mercado da educação?
Thais Rosa Viveiros
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
O discurso sobre leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos
Cátia Fátima Nunes Santana Alves
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
A linguística e o ensino de língua portuguesa na Educação Básica Brasileira
Adassa Bacci Abrahão Oliveira Amaral
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
Armandinho e Mafalda: a leitura de tirinhas na formação de cidadãos críticos
Juliana Moreira Borges e Freire
|
|
22 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 19
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedora: Eliane Lousada
Monitor: Pedro Henrique da Silveira Nunes
|
|
Sala: 211
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
Educação, diversidade e ideologia: um olhar discursivo sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE)
Valéria Fernandes Turci
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
Gênero e docência em discurso: uma análise dos sentidos sobre ser professor(a) alfabetizador(a)
Juliana Aparecida Possidônio & Soraya Maria Romano Pacífico
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
Os efeitos de sentido sobre o funcionamento do inglês como língua franca da ciência
Ismair Ignácio Júnior & Fernanda Cátia Bozelli
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
Concepções de professores do ensino médio sobre queixas escolares: discursos plurais para uma educação democrática
Rosa Amélia da Silva Frasão
|
|
22 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 20
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedora: Regiani Leal Dalla Martha Couto
Monitora: Viviane Mendes Leite
|
|
Sala: 230
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
Entonações valorativas e a construção da identidade no poema “Eu sou”, de Cristiane Sobral
Luciana Taraborelli
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
O outro refugiado e migrante na narrativa juvenil: rompendo fronteiras
Viviane Mendes Leite
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
Modos de ler o monstro: educação literária e subjetividade na leitura de Frankenstein com jovens do sétimo ano
Fani Miranda Tabak
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
Cotejo entre “Moradia dos loucos” e “A cartomante”: diálogos entre o século XIX e a contemporaneidade
Regiani Leal Dalla Martha Couto
|
|
22 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 21
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedor: Nathalia Akemi Sato Mitsunari
Monitora: Lara Sabrina Sant Ana Santos
|
|
Sala: 231
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
Educação, argumentação e a tessitura do trabalho com competências e habilidades: o que ressoa na escola?
Maria Aparecida de Souza Carvalho & Soraya Maria Romano Pacífico
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
A plataformização do ensino público: como sujeitos-alunos e professores discursivizam o ensino?
Jacqueline Meireles Ronconi
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
Aprimorando as capacidades argumentativas de estudantes do 7° ano do fundamental por meio da prática podcast: ensino de argumentação no âmbito da residência pedagógica
Lara Sabrina Sant Ana Santos
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
O gênero “dissertação” no contexto do vestibular e os obstáculos de aprendizagem: contribuições da engenharia didática para o desenvolvimento da produção escrita
Yago Bruno Costa Silva
|
|
22 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 22
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedor: Miguel Fuentes Cortés
Monitor: Eric Camata Bernardes Bastos
|
|
Sala: 232
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
Gênero e registro em videogames: diálogos entre a Teoria Sistêmico-funcional e os Game Studies
Eric Camata Bernardes Bastos
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
Análise do discurso crítico e multimodal nas capas da imprensa de oposição anteriores aos golpes de Estado no Brasil 1964, Chile 1973 e Argentina 1976
Miguel Fuentes Cortés
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
Letramento geográfico e estereótipos culturais: uma análise crítica do jogo Mario is Missing!
André de Oliveira Matumoto
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
Análise multimodal de notícias de jornais sobre o conflito de Nagorno-Karabakh, entre Armênia e Azerbaijão
Ana Luisa Hardt Lourenço & Deize Crespim Pereira
|
|
22 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 23
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedora: Jozanes Assunção Nunes
Monitora: Sandra Gomes Rasquel
|
|
Sala: 233
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
Professores e suas vozes pela implementação da língua umbundo em sala de aula
Odara Dele Almeida e Oliveira
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
Ciência, raça e discurso: a construção dialógica da representatividade negra na UFMT
Jozanes Assunção Nunes
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
Discurso e ideologia em produções argumentativas de inteligência artificial generativa
Pedro Artur Cucomo de Campos
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
As interferências da inteligência artificial nas redações dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio
Vitória Silveira Teixeira Medrado & Helen Adriele da Cruz Altarugio
|
|
22 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 24
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedora: Beatriz Daruj Gil
Monitora: Beatriz Amorim de Azevedo e Silva
|
|
Sala: 234
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
O adjetivo em atividades para 6º ano: abordagens de um livro didático
Gabriela Cremasco Barbosa Camargo
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
A Teoria da mudança na formação de leitores: uma experiência em escolas estaduais
Samara Gabriela Leal França
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
Representações de alunos de FLE sobre o aprendizado da língua construídas em textos de questionários e entrevistas
Roberta Laredo
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
Imagens de professor, imagens de aluno: análise de uma paródia musical presente em videoaula
Beatriz Amorim de Azevedo e Silva
|
|
22 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 25
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedor: Mario Tommaso
Monitora: Barbara Falcão
|
|
Sala: 235
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
Música Popular Brasileira & Literatura: relações intertextuais em foco
Luciano Nunes dos Santos Meirelles
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
Heterodiscursividade e convergências na narrativa transmídia AmarElo de Emicida
Barbara Falcão
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
Samba de roda como discurso de resistência quilombola: questões identitárias e culturais em perspectiva dialógica
Walter Fonseca Pinto Júnior & Urbano Cavalcante Filho
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
Estudo do enunciado e dos Gêneros do discurso: uma análise dialógica de cânticos religiosos
Eloísa da Rosa Ferro
|
|
22 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 26
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedora: Fernanda da Cunha Correia
Monitor: Diego Ramires
|
|
Sala: 236
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
Silenciamentos e resistências: uma análise contrastiva entre o Reconhecimento Legal dos direitos educacionais indígenas e sua implementação nas escolas urbanas de Mato Grosso
Myllena Mayara de Freitas Ramalho Souza
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
A literatura decolonial possibilitando discursos plurais e inclusão no Ensino Fundamental
Djário Dias de Araújo
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
Imagem(ns) das línguas minoritárias/minorizadas nos textos acadêmicos: uma dezescrita da proposta de política linguística educacional para a Guiné-Bissau
Ivo Aloide Ié
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
A festa no céu na perspectiva Translíngue
Taís Theisen
|
|
22 ago. 25 – 15h30 às 17h30
|
|
Sessão 27
|
15 minutos de apresentação
15 minutos de discussão
|
|
Debatedora: Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Monitora: Winola Weiss Pires Cunha
|
|
Sala: 102
|
|
15h30
|
-
|
16h
|
Do problema local ao contexto nacional: temas geradores em uma abordagem freireana da prova do ENEM
Winola Weiss Pires Cunha
|
|
16h
|
-
|
16h30
|
A leitura de mundo e a coletânea: concepções de significados nas Redações FUVEST
Fernanda do Rocio Portela
|
|
16h30
|
-
|
17h
|
Autoria e Singularidade: o discurso do Outro nas redações do ENEM
Romulo Flores Dias Bolivar
|
|
17h
|
-
|
17h30
|
A Redação do ENEM e a Construção de Sentidos: uma análise do repertório sociocultural e da intertextualidade em redações Nota Mil
Paulo Costa
|