Programação das Sessões de Comunicação
A programação das sessões de comunicação será disponibilizada após o fechamento do período de inscrições.
Para realizar a sua inscrição, siga as orientações disponíveis na aba Inscrições, prazos e valores.
Orientações gerais:
1) Dinâmica da sessão
Em geral, cada sessão de comunicação é estruturada em 4 blocos de 30 minutos. Cada bloco é dedicado a um/a comunicador/a.
O bloco é dividido, por sua vez, em 2 partes: 15 minutos para a apresentação, seguidos de 15 minutos de discussão mediada pelo/a prof./a. debatedor/a convidado/a pela Comissão Organizadora.
O horário das apresentações será estritamente seguido para que os/as ouvintes possam se programar adequadamente para assistir às comunicações desejadas.
2) Participação
Os/as comunicadores/as de cada sessão terão 15 minutos para a comunicação oral, seguido de 15 minutos de discussão mediada pelo/a debatedor/a da sessão.
Os/as ouvintes poderão assistir às sessões e às conferências e fazer perguntas e questionamentos nos momentos oportunos.
Acesse o caderno de resumos completo aqui.
22 ago. 2024 – 15h30 às 17h30
22 ago. 24 – 15h30 às 17h30 |
|||
Sessão 01 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedor: Prof. Dr. Alexandre Marques Silva |
|||
Sala: 230 (prédio de Letras) |
|||
15h30 |
- |
16h |
Discursos presidenciais do Dia da Mulher (2017/2022): estabelecendo relações dialógicas Larissa Vieira de Cerqueira |
16h |
- |
16h30 |
A referenciação em contexto de disputa eleitoral: uma análise de expressões nominais anafóricas Bruna Maria Atalla Pereira |
16h30 |
- |
17h |
Mito ou bolsonarismo? A materialidade discursiva em charges Isabela Rodrigues Vieira |
17h |
- |
17h30 |
O fantasma do comunismo e outros monstros: fundamentos populistas na construção discursiva do inimigo no discurso neoconservador Alexandre Marques Silva |
22 ago. 24 – 15h30 às 17h30 |
|||
Sessão 02 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedora: Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro |
|||
Sala: 231 (prédio de Letras) |
|||
15h30 |
- |
16h |
Discurso do outro e autoria na redação do Enem Romulo Flores Dias Bolivar |
16h |
- |
16h30 |
Com, contra e para além do ENEM: um exercício de Multiletramento Engajado na Educação Popular Winola Weiss Pires Cunha |
16h30 |
- |
17h |
Artigo de opinião na escola: reflexões sobre a produção de escrita argumentativa e a constituição do aluno como sujeito de discurso Giorgi Augusto Borges Rodrigues |
17h |
- |
17h30 |
Letreiramento como construção de identidade em “Batman: Asilo Arkham” Rafael de Jesus Maldonado Mascarenhas |
22 ago. 24 – 15h30 às 17h30 |
|||
Sessão 03 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedora: Profa. Dra. Beatriz Daruj Gil |
|||
Sala: 232 (prédio de Letras) |
|||
15h30 |
- |
16h |
Autoria feminina em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise dialógica do discurso Francine Vitória dos Santos Salgado |
16h |
- |
16h30 |
O advérbio enquanto estratégia de modalização em livros didáticos Noelma Oliveira Barbosa |
16h30 |
- |
17h |
Leitura de textos verbo-visuais no apostilado paulista Aprender Sempre: avanços e distanciamentos Luiza Vargas Consoli Almeida |
17h |
- |
17h30 |
O substantivo no 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais: práticas presentes em livro didático de língua portuguesa Gabriela Cremasco Barbosa Camargo |
22 ago. 24 – 15h30 às 17h30 |
|||
Sessão 04 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedor: Prof. Dr. Urbano Cavalcante Filho |
|||
Sala: 233 (prédio de Letras) |
|||
15h30 |
- |
16h |
Medicina da desinformação: influência e repercussão dos discursos de senso comum na saúde pública brasileira durante a Covid-19 Marielly Marques Malagoli |
16h |
- |
16h30 |
A construção do dizer verdadeiro nos enunciados do governo Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19 Lucas Soloboda de Souza |
16h30 |
- |
17h |
A tecnodiscursividade da divulgacão científica em ambiente digital: das relações dialógicas à relacionalidade dos tecnodiscursos em rede social Urbano Cavalcante Filho |
17h |
- |
17h30 |
Divulgação Científica Politizada (DCP): debatendo a influência do negacionismo em uma prática discursiva digital Gabriel Isola-Lanzoni |
22 ago. 24 – 15h30 às 17h30 |
|||
Sessão 05 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedor: Prof. Dr. Filipe Mantovani Ferreira |
|||
Sala: 212 (prédio de Letras) |
|||
15h30 |
- |
16h |
Jornal Nacional e sua parcialidade: um estudo da argumentação utilizada para informar e influenciar pessoas Adriana Moreira Pedro |
16h |
- |
16h30 |
Entre a omissão e a denúncia: argumentação prática multimodal em duas campanhas contra a violência sexual infantojuvenil Daiana da Silva Teixeira |
16h30 |
- |
17h |
Alianças: movimentos argumentativos colaborativos na gestão dos desacordos em uma interação no Reddit Sandra Gomes Rasquel
|
17h |
- |
17h30 |
Fazer amizades e envelhecer: considerando alternativas em aconselhamentos no Reddit Lucas Pereira da Silva |
22 ago. 24 – 15h30 às 17h30 |
|||
Sessão 06 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedor: Prof. Dr. Manoel Corrêa |
|||
Sala: 202 (prédio de Letras) |
|||
15h30 |
- |
16h |
Imagem de língua na produção de conhecimento de Angola e Moçambique Natalia Penitente Andrade |
16h |
- |
16h30 |
Identidade linguística: análise discursiva sobre a formação dos professores da língua portuguesa em Guiné-Bissau Segunda Cá |
16h30 |
- |
17h |
O papel gramatical dos advérbios e ideofones no guineense João Eusebio Imbatene |
17h |
- |
17h30 |
O conceito de ‘variedades de português’ relacionado a ‘territórios/territorialidades’: o caso do ‘Sapê do Norte”/ES Jardiléia Pereira Borges Ziviani |
22 ago. 24 – 15h30 às 17h30 |
|||
Sessão 07 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedora: Profa. Dra. Emily Caroline Silva |
|||
Sala: 204 (prédio de Letras) |
|||
15h30 |
- |
16h |
Análise da mobilização das capacidades de linguagem pelos alunos através de uma sequência didática do gênero oral de chinês vídeo de candidatura para intercâmbio Ziwei Xiong |
16h |
- |
16h30 |
Verbalizações do professor de francês sobre as dificuldades de seu trabalho no curso de extensão Club de Lecture Mariane Damasceno |
16h30 |
- |
17h |
Inglês como língua franca: percepções de professores em pré-serviço de um curso de letras da UFT Suiane Francisca da Silva |
17h |
- |
17h30 |
O uso do músicas no ensino de espanhol como língua estrangeira Maiara Wermuth Vieira Vergani |
22 ago. 24 – 15h30 às 17h30 |
|||
Sessão 08 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedora: Profa. Dra. Fernanda da Cunha Correia |
|||
Sala: 206 (prédio de Letras) |
|||
15h30 |
- |
16h |
O gênero intercalado como posicionamento valorativo na narrativa juvenil contemporânea Viviane Mendes Leite |
16h |
- |
16h30 |
O comentário e suas contribuições para leitura e análise do poema na escola Luis Mateus da Silva Souza |
16h30 |
- |
17h |
Sequência didática “apresentação pessoal”: um trabalho com o gênero de texto oral em armênio como língua estrangeira Juliana Camargo Mariano |
17h |
- |
17h30 |
Explorando a integração entre a 1ª Feira Literária de Aguaí e as Salas de Leitura das Escolas Estaduais de São Paulo: Uma perspectiva de Interação e Engajamento Literário Samara Gabriela Leal França |
23 ago. 2024 – 09h às 11h
23 ago. 24 – 09h às 11h |
|||
Sessão 09 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedoras: Profa. Dra. Maria Lúcia C. V. O. Andrade e Profa. Dra. Lucimar Regina Santana Rodrigues |
|||
Sala: 230 (prédio de Letras) |
|||
09h |
- |
09h30 |
Um procedimento de análise para o estudo da violência verbal: o debate sobre o aborto em um artigo on-line Adelmo Cordeiro Galindo |
09h30 |
- |
10h |
Estratégias de manipulação nas capas da imprensa antes dos golpes de Estado no Brasil em 1964 e no Chile em 1973 Miguel Fuentes Cortés |
10h |
- |
10h30 |
Recursos argumentativos em meio à censura: o papel da intertextualidade e da multimodalidade na revista Pif-Paf Helena Miyazaki Fonseca |
10h30 |
- |
11h |
A equidade de gêneros em reportagem de jornal contemporâneo: a visão feminina sobre a mulher no mercado de trabalho Maria Lúcia C. V. O. Andrade & Lucimar Regina Santana Rodrigues |
23 ago. 24 – 09h às 11h |
|||
Sessão 10 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedora: Profa. Dra. Renata Palumbo |
|||
Sala: 232 (prédio de Letras) |
|||
09h |
- |
09h30 |
Quadrinhos institucionais: uma análise comparativa dos gêneros da Turma da Mônica Lorrane Santos Aragão |
09h30 |
- |
10h |
"A GUERRA É…": as metáforas da guerra da Ucrânia nos discursos de Putim e Zelensky Marcos Helam Alves da Silva
|
10h |
- |
10h30 |
Participação como sistema contextual: de Goffman à Teoria Sistêmico-Funcional Theodoro C. Farhat
|
10h30 |
- |
11h |
Discussão geral |
23 ago. 24 – 09h às 11h |
|||
Sessão 11 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedora: Profa. Dra. Leiva de Figueiredo Viana Leal |
|||
Sala: 234 (prédio de Letras) |
|||
09h |
- |
09h30 |
Shhh… bye, bye: uma análise histórico-discursiva de uma trend do TikTok Lucas Pivetta Maciel
|
09h30 |
- |
10h |
Análise de fake news a partir de um viés cognitivo: a teoria da relevância e seus desdobramentos Fernanda de Fátima Geremias & Sebastião Lourenço Santos |
10h |
- |
10h30 |
O processo eleitoral brasileiro de 2018 e as falsificações do passado histórico Fábio Chilles Xavier
|
10h30 |
- |
11h |
A câmara do eco: para onde vão os discursos no cenário de (des)informação? Leiva de Figueiredo Viana Leal |
23 ago. 24 – 09h às 11h |
|||
Sessão 12 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedora: Profa. Dra. Alessandra Folha Mós Landim |
|||
Sala: 236 (prédio de Letras) |
|||
09h |
- |
09h30 |
O discurso de empoderamento feminino a partir da conquista do “corpo perfeito”: análise de elementos normativos e de gênero no discurso fitness Mônica de Oliveira Silva |
09h30 |
- |
10h |
A construção de gênero na definição lexicográfica: apontamos sobre o verbete mujer em dicionários da RAE Michele Costa |
10h |
- |
10h30 |
Nutricionistas no Instagram: ethos discursivo e estereótipos sobre pessoas gordas Andressa Cristiane dos Santos |
10h30 |
- |
11h |
A representação da mulher nos bastidores da política no "Guia politicamente incorreto dos presidentes da República" Layla Tonon Reis |
23 ago. 24 – 09h às 11h |
|||
Sessão 13 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedor: Prof. Dr. Caio Cesar Esteves de Souza |
|||
Sala: 212 (prédio de Letras) |
|||
09h |
- |
09h30 |
Grande Sertão Veredas: a temática do sertão e o projeto de modernização Cássia dos Santos & Daniel Perico Graciano |
09h30 |
- |
10h |
O estupro de Cécile e o sequestro da palavra nas Relações perigosas Thaïs Chauvel |
10h |
- |
10h30 |
Discussão geral
|
10h30 |
- |
11h |
Discussão geral |
23 ago. 24 – 09h às 11h |
|||
Sessão 14 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedor: Prof. Dr. Daniel Ferraz |
|||
Sala: 237 (prédio de Letras) |
|||
09h |
- |
09h30 |
Multimodalidade e humor crítico: uma análise de memes políticos e charges na internet Rafaella Carvalho Barbosa |
09h30 |
- |
10h |
O ritual do livro: a análise semiótica do livro contemporâneo de literatura infantil para as práticas de leitura Rebecca Seiko Moreira Iyama |
10h |
- |
10h30 |
Entre discursos e memes: Giorgia Meloni, minorias e as dinâmicas discursivas Fernando Henrique Almeida Mendonça |
10h30 |
- |
11h |
A importação de discursos na construção do Brasil em Fatal Fury André de Oliveira Matumoto |
23 ago. 2024 – 14h30 às 16h30
23 ago. 24 – 14h30 às 16h30 |
|||
Sessão 15 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedora: Profa. Dra. Ana Elvira Luciano Gebara |
|||
Sala: 230 (prédio de Letras) |
|||
14h30 |
- |
15h |
Relações dialógicas na letra da canção AmarElo de Emicida Barbara Falcão |
15h |
- |
15h30 |
Palavrão, cortesia e identidade: uma análise pragmático-discursiva de entrevistas com rappers paulistanos Ruth Agostinho Araujo |
15h30 |
- |
16h |
A contradição do feminismo como argumento antifeminista nas redes digitais Mariana Cardoso Candido |
16h |
- |
16h30 |
Da resistência feminista ao masculinismo Red Pill no TikTok: delimitando um espaço discursivo Bruna B. C. Fernandes |
23 ago. 24 – 14h30 às 16h30 |
|||
Sessão 16 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedora: Profa. Dra. Célia Regina Araes |
|||
Sala: 231 (prédio de Letras) |
|||
14h30 |
- |
15h |
Casa grande e progressismo: o futebol entre a onça e o vira-latas Marcos Maciel |
15h |
- |
15h30 |
Democracia em debate nos jornalismos brasileiro e francês: uma proposta de análise de discursos comparativa Alessandra Folha Mós Landim |
15h30 |
- |
16h |
O impacto da leitura em voz alta para o processo de alfabetização e letramento Vitória Silveira Teixeira Medrado & Cheila Aparecida Bragadin |
16h |
- |
16h30 |
O processo de recuperação de cidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão: estudo dos atores sociais representados em lados diferentes da negociação Célia Regina Araes |
23 ago. 24 – 14h30 às 16h30 |
|||
Sessão 17 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedora: Profa. Dra. Vanessa Fonseca Barbosa |
|||
Sala: 232 (prédio de Letras) |
|||
14h30 |
- |
15h |
O conceito de imagem através dos textos de Bakhtin e o Círculo Beatriz Amorim de Azevedo e Silva |
15h |
- |
15h30 |
A Relação entre Kandinsky e o Círculo de Bakhtin na Rússia do século XX: distanciamentos e aproximações José Antonio Rodrigues Luciano |
15h30 |
- |
16h |
Fake news pode matar? Leitura e atuação na vida pública em manual didático de Língua Portuguesa Nathalia Akemi Sato Mitsunari |
16h |
- |
16h30 |
Blending referencial em uma paródia: Turma da Mônica em adaptação do filme Guardiões da Galáxia Guilherme Dias Sampaio
|
23 ago. 24 – 14h30 às 16h30 |
|||
Sessão 18 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedora: Profa. Dra. Renata Palumbo |
|||
Sala: 233 (prédio de Letras) |
|||
14h30 |
- |
15h |
Ações de colaboração e construção da atenção conjunta envolvendo um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) Douglas Vidal Santiago |
15h |
- |
15h30 |
Refletindo sobre o vocabulário capacitista em âmbito escolar: o uso de unidades lexicais como forma de subestimar as capacidades e habilidades de pessoas com deficiência Thiago Tadeu Ferreira de Oliveira |
15h30 |
- |
16h |
Ideias sobre educação e marketing: um estudo de caso Thais Rosa Viveiros |
16h |
- |
16h30 |
Propostas didáticas de argumentação EJA: refrações sobre o gênero discursivo artigo de opinião Elvis Lima de Araújo |
23 ago. 24 – 14h30 às 16h30 |
|||
Sessão 19 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedora: Profa. Fabiana Komesu |
|||
Sala: 202 (prédio de Letras) |
|||
14h30 |
- |
15h |
Ciência e ensaio: tensões sobre legitimidade em relatórios de leitura produzidos por estudantes de pós-graduação João Vitor Moreira |
15h |
- |
15h30 |
Autoria Acadêmica na Graduação: Análise da Incorporação do Referencial Teórico em TCCs Juliana Chaves Farias Ferreira |
15h30 |
- |
16h |
Gêneros textuais no âmbito do Laboratório de Letramento Acadêmico da USP (LLAC): uma análise da transformação dos conhecimentos teóricos de monitores-tutores ao longo de um curso de formação Monique Alessandra Pereira Almeida |
16h |
- |
16h30 |
Atividades metadiscursivas na escrita de TCCs: o emprego de definições Triciane Rabelo dos Santos de Almada |
23 ago. 24 – 14h30 às 16h30 |
|||
Sessão 20 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedora: Profa. Dra. Eliane Lousada |
|||
Sala: 204 (prédio de Letras) |
|||
14h30 |
- |
15h |
Reescrita e ethos: o que os movimentos da escrita indiciam da imagem de si no discurso Raquel Lima Silva Costa |
15h |
- |
15h30 |
Uma clínica entre a Linguística e a Análise do Discurso: a Psicanálise e um estudo da fala Paulo Lobemvein Heidenreich Júnior |
15h30 |
- |
16h |
O conhecimento de área de línguas no argumento acadêmico a favor da incorporação do kriol nas escolas guineenses Ivo Aloide Ié |
16h |
- |
16h30 |
Preposições e semântica argumentativa no ensino de português como língua de acolhimento Daniela Fátima Dal Pozzo |
23 ago. 24 – 14h30 às 16h30 |
|||
Sessão 21 |
15 minutos de apresentação 15 minutos de discussão |
||
Debatedor: Prof. Dr. Júlio Araújo |
|||
Sala: 206 (prédio de Letras) |
|||
14h30 |
- |
15h |
A inteligência artificial nas correções das produções de textos dos alunos do oitavo ano da rede estadual de São Paulo: considerações acerca do texto, avaliação textual e o papel do professor Ana Paula Batista Pereira de Moraes |
15h |
- |
15h30 |
Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples: Ferramentas automáticas para simplificação de linguagem jurídica Ana Rosa Frazão Paiva |
15h30 |
- |
16h |
Hábitos e crenças como objeto de mediações algorítmicas Marcelo Hamdam Alvim |
16h |
- |
16h30 |
Máquinas produzem humor? Estudo linguístico de piadas geradas por Inteligência Artificial Luana dos Santos Silva |