XV EPED | 2025

 

 

Em 2025, o EPED chega à sua décima quinta edição com o tema Discurso e Educação. O objetivo desta edição foi promover, por meio de mesas-redondas e conferências, reflexões sobre o potencial dos estudos discursivos, em diálogo com áreas afins, para contribuir com a compreensão de como a educação e o ensino são representados e valorados socialmente.

A discussão sobre a educação é permeada por discursos que emergem da própria comunidade escolar, de instituições de pesquisa públicas e privadas, de políticas públicas de educação e da sociedade em geral. Por um lado, esses discursos revelam as tensões de poder, as disputas por legitimidade e os múltiplos e conflitantes interesses. Por outro, evidenciam o encontro de uma pluralidade de vozes, que cria, potencialmente, um ambiente mais enriquecedor, democrático e inclusivo. Sobretudo, os inúmeros debates em torno do tema reforçam a relevância da educação em nossa sociedade e a constante necessidade de diálogo.

Nesse contexto, os estudos do discurso, com sua pluralidade teórico-conceitual e metodológica, podem contribuir significativamente para o aprofundamento das discussões em uma área fundamental para a democratização do saber e a redução das desigualdades. Sendo um tema sempre atual, que exige reflexões contínuas e olhares múltiplos, o XV EPED busca fomentar debates sobre as tensões e as potencialidades dos discursos plurais que permeiam a educação. Dessa forma, a pergunta que norteia nosso encontro é: Como os discursos plurais, com suas múltiplas vozes e perspectivas, podem contribuir para uma educação mais democrática e inclusiva?

O XV EPED foi realizado nos dias 21 e 22 de agosto de 2025 e contou com a presença de pesquisadores/as vinculados/as à Universidade de São Paulo e a outras instituições, que debateram as suas pesquisas cujo foco foram questões discursivas, textuais, semântico-pragmáticas e interacionais, bem como ao ensino de língua portuguesa e estrangeira.

 

Destacamos que o tema norteador da edição se aplica apenas às conferências e mesas-redondas. As propostas submetidas à organização do evento puderam abordar qualquer temática relacionada aos estudos textuais, discursivos, semântico-pragmáticos e interacionais, bem como ao ensino de língua portuguesa e estrangeira.

 

 


Comissão Organizadora do XV EPED

XV EPED

2025

Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (Lattes | ORCiD | ResearchGate)
André de Oliveira Matumoto (Lattes | ORCiD | ResearchGate)
Eric Camata Bernardes Bastos (Lattes | ORCiD | ResearchGate)
Gabriel Isola-Lanzoni (Lattes | ORCiD | ResearchGate)
Lucas Pereira da Silva (Lattes | ORCiD | ResearchGate)
Nathalia Akemi Sato Mitsunari (Lattes | ORCiD | ResearchGate)
Sandra Gomes Rasquel (Lattes | ORCiD | ResearchGate)
Theodoro C. Farhat (Lattes | ORCiD | ResearchGate)
Verônica dos Santos Modolo (Lattes | ORCiD | ResearchGate)

 


Comissão Científica do XV EPED

Acir de Matos Gomes (UNIFRAN, Brasil)
Alexander Yao Cobbinah (USP-DL, Brasil)
Ana Elvira Luciano Gebara (FGV/USP, Brasil)
Beatriz Daruj Gil (USP-FLP, Brasil)
Claudia Riofi (FEUSP, Brasil)
Clécio Bunzen (UFPE, Brasil)
Eliane Lousada (USP-DLM, Brasil)
Emily Caroline Silva (USP-DLM, Brasil)
Fernanda da Cunha Correia (ETEC-SP, Brasil)
Isabel Cristina Michelan de Azevedo (UFS, Brasil)​​​​
Jozanes Assunção Nunes (UFMT, Brasil)​​​​
Kelly Cristina de Oliveira (IFSP, Brasil)
Luiza Bedê (Pós-doc USP-FLP, Brasil)

Manoel Luiz Gonçalves Corrêa (USP-FLP, Brasil)
Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro (USP-FLP, Brasil)
Maria Lúcia C. V. O. Andrade (USP-FLP, Brasil)
Mario Tommaso (USP-DLCV, Brasil)​​​​​​
Miguel Fuentes Cortés (ANID, Chile)
Milton Francisco da Silva (Ufac, Brasil)
Nathalia Akemi Sato Mitsunari (Egressa USP-FLP, Brasil)
Regiani Leal Dalla Martha Couto (IFRO, Brasil)
Renata Palumbo (USP-FLP, Brasil)
Urbano Cavalcante Filho (IFBA/UESC, Brasil)
Vanessa Fonseca Barbosa (USP-FLP, Brasil)
Waldemar Ferreira Netto (USP-FLP, Brasil)

 


Comissão de apoio

Adriana Moreira Pedro
Ana Luísa Siqueira Machado
Barbara Falcão 
Beatriz Amorim de Azevedo e Silva
Daiana da Silva Teixeira
Diego Ramires Legaspe
Eric Camata Bernardes Bastos 
Julia Dias Monteiro Araujo
Julia Pfeifer Santos

Lara Sabrina Sant Ana Santos
Lucas Pivetta Maciel
Lucimar Regina Santana Rodrigues
Natalia Penitente Andrade
Nicolly Rodrigues
Pedro Henrique da Silveira Nunes
Renato Costa
Viviane Mendes Leite
Winola Weiss Pires Cunha

 

 

 


Programação geral do XV EPED

 

 


 

Circular

​​​​​  Circular do XV EPED

Caderno de resumos​​​​​​ ​​​

Caderno de resumos

Sessões de comunicação​​​​

Sessões de comunicação

 

 


Conferências

No XIV EPED, contamos com três conferências e uma mesa-redonda. 

 

Conferência de abertura: Virada Discursiva e ensino de leitura no Brasil: como ficam os livros didáticos?

Prof. Dr. Clecio Bunzen (DEC - UFPE)

 

Resumo

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Biodata

Hoje docente no Departamento de Ensino e Currículo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Clécio Bunzen é graduado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre e doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e realizou pós-doutorado na Universidade do Minho, em Portugal. Coordena atualmente o GPEL (Grupo de Pesquisa em Educação Literária) e pesquisa principalmente temas relacionados a livros didáticos de Língua Portuguesa, letramento escolar e educação literária. Organizou obras como "Português no Ensino Médio e Formação de Professores" (Editora Parábola) e "Livro Didático de Português: políticas, produção e ensino" (Editora Pedro João).

Currículo Lattes

 

Publicações recentes

1) BUNZEN JÚNIOR, C. S.; MELO, E. M. . Minha vida tá um Mar de Bering: leitura subjetiva do miniconto "Confissão" na educação de jovens e adultos. Revista de Estudos de Cultura, v. 10, p. 133-146, 2024. DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.22317

2) NEVES, C. A. B.; BUNZEN JÚNIOR, C. S. Letramentos literários na contemporaneidade: criticidade e subversão. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 60, p. 608-611, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/010318131108451220211027

3) PEREIRA, I. S. P.; GIL, M.; BUNZEN, C. S. Wordless Picturebooks as Resources for the Construction of the Pedagogy of Multiliteracies. The Case of Migrants, by Issa Watanabe. Children's Literature in Education, v. 54, p. 1-21, 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s10583-023-09544-w

 

 

 


 

Conferência 02: Linguagem e educação linguística na contemporaneidade: lições do pensamento decolonial

 

Profa. Dra. Ana Paula Duboc (FEUSP)

 

Resumo

Partindo da pergunta que orienta o XV EPED, qual seja, “Como os discursos plurais, com suas múltiplas vozes e perspectivas, podem contribuir para uma educação mais democrática e inclusiva?” e considerando-se o compromisso do debate decolonial com agendas educacionais culturalmente sensíveis e socialmente justas, pretendo, nessa fala, refletir sobre algumas contribuições dos estudos decoloniais para o campo da linguagem e da educação linguística. Para tanto, serão focalizados estudos que vem se debruçando mais detidamente a questões atinentes ao nosso campo, como os conceitos de colonialidade da linguagem (Veronelli, 2021) e raciolinguística (Rosa e Flores, 2017). Fundamentados na ideia de diferença colonial (Mignolo,2018) e de zona do não ser (Fanon, 2008), esses estudos lançam um olhar sobre como a linguagem, associada a determinados entendimentos de civilidade e humanidade, operou como importante critério do projeto moderno colonial, posicionando determinados sujeitos em um lócus de déficit. Ao legitimar os usos heterogêneos das práticas linguageiras em uma perspectiva que acolhe a ideia de opacidade na comunicação e nas relações humanas (Glissant, 2008), a crítica decolonial visa reposicionar o sujeito rumo à zona do ser. Disso decorre a seguinte indagação: o que pode um olhar decolonial para o discurso e a linguagem na imaginação de uma educação outra?.

 

Biodata

Docente da área de Linguagem do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP, atua, também, no Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo e Doutorado pelo mesmo programa com estadia na University of Manitoba, Winnipeg, Canadá. É membro do corpo editorial das revistas Reading Research Quarterly, English Teaching: Practice & Critique, Intercultural Education e Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Coordena o ELCo, Grupo de Pesquisa Educação, Linguagem e Colonialidades. Desde 2021, co-coordena o Projeto Nacional de Letramentos (https://letramentos.fflch.usp.br/) ao lado do Prof. Dr. Daniel Ferraz (FFLCH). Sua pesquisa abrange os seguintes temas: educação linguística em perspectiva crítica e decolonial, multiletramentos, letramento crítico, e formação de professores de línguas.

Currículo Lattes

 

Publicações recentes

1) RODRIGUES, L. A. D. e DUBOC, A. P. M. Student teachers? knowledge production processes within socially just educational principles and practices in Brazil. Social Justice in English Language Teacher Education in Latin America. London: Routledge, 2024, v. 1, p. 35-47. DOI: https://doi.org/10.1080/13540602.2022.2062719

2) DUBOC, A. P. M. Thinking ELT otherwise lessons from decoloniality. In: Vander Tavares. (Org.). Social Justice, Decoloniality, and Southern Epistemologies within Language Education. London: Routledge, 2023, v. 1, p. 129-144. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003332336

3) SOUZA, L. M. T. M e DUBOC, A. P. M. De-universalizing the decolonial: between parentheses and falling skies. Gragoatá (UFF), v. 26, p. 876-911, 2021. DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.51599

 

 


 

Conferência 03: O ensino de argumentação na educação básica em perspectiva interacional e emancipadora: possibilidades e desafios

 

Profa. Dra. Isabel Cristina Michelan de Azevedo (DLEV - UFS)

 

Resumo

Cientes de que argumentar é essencial para o efetivo exercício da cidadania, defendemos que o ensino da argumentação em perspectiva interacional e emancipadora, ao focalizar a práxis social, parte do princípio de que a participação social relativa às questões de interesse da coletividade precisa ser continuamente ampliada. Em outras palavras, não basta viver em um país democrático, é o exercício diário, contínuo e sistematizado de ações cooperativa/colaborativa que pode fortalecer a democracia brasileira. Isso posto, para analisarmos as especificidades desse ensino, nesta palestra, pretendemos analisar experiências de ensino de argumentação como prática social de linguagem, ou seja, aquelas que visam ao desenvolvimento da agência e, consequente, da interação e do empoderamento de estudantes, professores e outros agentes sociais. Do ponto de vista teórico-metodológico, priorizamos dados advindos de experiências didático-pedagógicas alinhadas à concepção dialógica da linguagem, aos estudos de letramento de vertente sociocultural, aos multiletramentos, aos estudos da argumentação como um processo interacional que visam à perspectiva da educação crítica e emancipadora.

Palavras-chave: Ensino de argumentação emancipadora. Multiletramentos. Educação crítica.

 

Biodata

Docente do Departamento de Letras Vernáculas (DLEV) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Isabel Cristina Michelan de Azevedo é graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Letras pelo Centro Universitário Assunção, mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutora em Letras pela USP. Atualmente é coordenadora do grupo de pesquisa GPARA (Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas) e colíder do grupo ELAD (Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso). Seus principais interesses são teorias do discurso e da argumentação, ensino da argumentação, de leitura e literatura e da produção textual.

Currículo Lattes

 

Publicações recentes

1) AZEVEDO, I. C. M.; BATISTA, J. S. ; HORA, B. V. A. R. O ensino da leitura argumentativa e multimodal do texto oral de opinião. Revista Fórum Identidades, v. 39, n. 1, p. 77-91, 2024. DOI: https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p77-91

2) SOARES, E. S.; AZEVEDO, I. C. M.; BARCAT, I. M. Teoria e análise argumentativa em produções discursivas multimodais: o caso do uso de advergames na discussão relativa ao humanismo digital crítico. Revista da Abralin, v. 23, n. 2, p. 383-412, 2024. DOI: http://doi.org/10.25189/rabralin.v23i2.2195

3) AZEVEDO, I. C. M. O papel da argumentação e da esperança em momentos de crise social e educacional. In: AZEVEDO, I. C. M.; AZEVEDO, G.; MOLINA, M. E. (Org.). Ensino de argumentação: prática social, formação e agência. Campinas: Pontes Editores, 2025, v. 1, p. 37-88. Disponível aqui

 

 


 

Mesa-redonda de encerramento: O potencial dos estudos discursivos no ensino de língua portuguesa

 

Educação e ensino: o potencial dos estudos discursivos e o desafio da disciplinarização escolar

Prof. Dr. Manoel Luiz Gonçalves Corrêa (DLCV - USP)

 

Resumo

Centrando a atenção no potencial dos estudos discursivos – particularmente, na presença da análise dialógica do discurso e da análise do discurso francesa no campo da Linguística Aplicada – e refletindo sobre esse potencial tanto no âmbito geral das propostas educacionais, quanto em sua contribuição para as  propostas de ensino, esta apresentação busca chamar a atenção para modos possíveis de presença dos estudos discursivos na disciplinarização escolar.

 

Biodata

Manoel Luiz Gonçalves Corrêa é professor sênior do DLCV-FFLCH-USP. Defendeu seu mestrado e seu doutorado no IEL-UNICAMP e sua livre-docência na USP. Seu campo de estudo é a produção escrita e os letramentos, em cujas abordagens aplicadas tem buscado introduzir uma visão discursiva.

Currículo Lattes

 

 

Publicações recentes

1) CORRÊA, M. L. G. Letramentos em perspectiva histórica do império da escrita aos sonhos do pós-pandemia. Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, v. 1, p. 1-15, 2022. DOI: https://doi.org/10.29327/210932.1.1-2

2) MOREIRA, J. V. ; CORRÊA, M. L. G. Sobre a escrita acadêmico-científica: o ensaio da perspectiva de pós-graduandos. REDIS: Revista de Estudos do Discurso, v. 2, p. 168-201, 2024. DOI: https://doi.org/10.21747/21833958/red15a6

3) CORREA, M. L. G. O repetível de um gênero do discurso e o repetível da história: centralização e universalização. Linha D’Água, v. 37, n. 4, p. 23-39, 2024. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i4p23-39

 

 

 

Notas sobre o ensino de língua portuguesa: contribuições da estilística sociológica de Bakhtin e o Círculo

Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro (DLCV - USP)

 

Resumo

O ensino da língua portuguesa continua sendo um desafio para os professores da educação básica. Nesta conferência, o objetivo é discutir algumas contribuições teóricas da estilística sociológica desenvolvida por Mikhail Bakhtin e o Círculo. Tomando como ponto de partida, o estilo e a estilística, temas quase desprezados do ensino de português, discutir o quanto esta abordagem bakhtiniana favorece uma prática pedagógica centrada na interação discursiva e na formação de estudantes críticos e responsivos.

 

Biodata

Professora doutora na área de Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Líder do grupo de pesquisa (CNPq) Linguagens, discurso e ensino (LIDE). Coordenadora do GT da ANPOLL Estudos Bakhtinianos. As pesquisas focam nos temas da teoria bakhtiniana, leitura de textos verbo-visuais, ensino de língua portuguesa, estudos da argumentação.

Currículo Lattes

 

Publicações recentes

1) CAMPOS, M. I. B.; MITSUNARI, N. A. S. A temática das fake news no ensino da argumentação. Revista Odisséia, v. 9, n. Esp., p. 64-85, 2024. DOI: https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34812

2) CAMPOS, M. I. B.; SANTOS, T. J. F. Discurso e ensino na perspectiva dialógica da linguagem. In: CAMPOS, M. I. B.; SANTOS, T. J. F. (Org.). Discurso e ensino na linguística aplicada: propostas e interseções. 1ed. São Paulo: FFLCH/USP, 2021, v. 1, p. 8-24. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587621944

3) CAMPOS, M. I. B. A concepção de polêmica velada em duas edições da obra de Bakhtin sobre Dostoiévski. Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso, v. 16, n. 2, p. 90-108, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2176-457348617

 

 

 

 


Participantes

O XV EPED contou com a presença de pesquisadores das cinco regiões do Brasil:

  • Norte: Universidade Federal do Acre; Instituto Federal de Rondônia.
  • Nordeste: Universidade Estadual de Santa Cruz; Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal do Maranhão; Universidade Federal de Sergipe; Instituto Federal da Bahia.
  • Centro-Oeste: Universidade Federal de Goiás; Universidade Estadual de Goiás.
  • Sul: Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Universidade Federal do Rio Grande.
  • Sudeste: Universidade de São Paulo; Universidade Estadual Paulista; Universidade Federal de Uberlândia; Faculdade Flamingo; Universidade Federal de São Carlos; Instituto Federal de São Paulo; Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade Federal de São Paulo; Universidade de Taubaté; Universidade Estadual de Campinas; Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Universidade São Francisco.

Abaixo, é possível visualizar os Estados de onde os/as participantes vieram.

 

 


Publicação

Historicamente, o EPED organiza um livro composto pelos artigos resultantes dos trabalhos apresentados no evento por docentes, pós-graduandos e graduandos. Todos os textos passam por avaliação cega por pares. A Comissão Científica é sempre composta por doutores de distintas universidades brasileiras e estrangeiras.

Acesse a aba 'Chama para publicação' para mais informações.

 

 

 


Guia para participantes

Visando auxiliar o deslocamento de participantes para o XV EPED, anunciamos o lançamento do Guia para participantes.

O guia fornece algumas informações sobre como chegar ao prédio de Letras - local em que o XV EPED ocorrerá -, mapa do prédio, assim como locais para refeições.

 

 


Certificados

Os certificados das edições do EPED ficam disponíveis em pasta do Google Drive. Para acessar seus certificados, selecione a opção desejada.

 

 

 

 


 

Fotos da edição

[em breve]