XII EPED | 2021

Em 2021, o EPED chega à sua décima segunda edição com o tema Práticas Discursivas em mídias digitais. O objetivo desta escolha é propiciar, nas mesas e nas conferências, uma reflexão atual sobre o impacto das mídias digitais na constituição do texto e do discurso; os modos pelos quais os processos dialógicos, interacionais e identitários são afetados e redimensionados por tais tecnologias; e os efeitos dessas novas práticas na teorização e na metodologia utilizadas no âmbito dos estudos do texto e do discurso, no que se refere a procedimentos de coleta e constituição de corpora, ao trabalho com a multimodalidade e com cadeias discursivas, bem como à integração de softwares para análise de dados.

Ressaltamos que o tema norteador da edição indica os assuntos que serão tratados nas mesas-redondas e nos minicursos, o que não implica que os trabalhos submetidos devam versar sobre tal objeto.

O EPED convida para participar do evento pesquisadores - tanto da Universidade de São Paulo, quanto de outras instituições - que desenvolvem pesquisas sobre questões discursivas, textuais, semântico-pragmáticas e interacionais.

 


Comissão Organizadora do XII EPED

XII EPED

2021

Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo 
Célia Regina Araes 
Claudia Castanheira Cardoso
Gabriel Isola-Lanzoni 
Lucas Pereira da Silva
Natalia Penitente Andrade 
Nathalia Akemi Sato Mitsunari
Taciane Domingues Ferreira

 


Programação geral do XII EPED

 

Programação geral - final

 

 


 

Caderno de resumos

 Capa do Caderno de resumos​​​​​​

Caderno de resumos

 

 

 


Minicursos

O XII EPED foi a primeira edição em que houve o oferecimento de minicursos.

  

Minicurso 01 - final

Resumo

Considerando o contexto de necropolítica (MBEMBE, 2016) que vivemos, a necessidade de uma pedagogia insurgente (WALSH, 2013) que permita resistir, (re)existir e (re)viver torna-se fundamental. Nessa direção, neste minicurso, os participantes analisarão a práxis do Multiletramento Engajado, por meio de exemplos dos Projetos Digitmed e Brincadas, como proposta didática insurgente para imersão na realidade, construção crítica de generalizações e produção de mudança social. A partir dessa análise, discutirão as bases freireanas e vygotskianas para entender as reformulações e as proposições implementadas na Pedagogia dos Multiletramentos como base da criação do Multiletramento Engajado. Finalmente, serão convidados a lançar mão do Multiletramento Engajado para pensar em práticas insurgentes em seus próprios contextos.

 


Minicurso 02 - final

Resumo

Este minicurso tem como objetivo principal analisar, a partir da perspectiva linguística e mais especificamente das teorias do discurso, os movimentos sociais contemporâneos que se desenrolam no intenso trânsito entre a internet e o espaço urbano. Partiremos da compreensão de que as diversas manifestações do corpo, estabelecido entre enunciado e enunciação (Discini, 2015 e 2018), provocam a tensão entre o on-line e o off-line, suscitando questionamentos tanto teóricos e metodológicos, quanto históricos, políticos e sociais. Neste minicurso, propomos uma abordagem interdisciplinar que estabelece o diálogo entre os diversos pontos de vista sobre o tema, citando especialmente Dias (2018); Azevedo (2016 e 2020); Malini e Antoun (2013) e Castells (2017). Finalmente, tomamos como base central as propostas atuais acerca de uma análise do discurso digital (Paveau, 2021) que permitem certo avanço nas pesquisas científicas acerca do chamado dualismo digital.

Bibliografia

AZEVEDO, Sandro Tôrres. Multibreagem: projeção de pessoa, espaço e tempo em discursos publicitários mediados por tecnologias de realidade aumentada. Tese de doutorado em Estudos da Linguagem. Orientadora: Lucia Teixeira. Universidade Federal Fluminense (UFF) Instituto de Letras, 2016.
AZEVEDO, Sandro Tôrres. Semiótica e realidade aumentada: enunciação, tecnologia, publicidade. Rio de Janeiro: Editora Appris, 2020.
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: os movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
DIAS, Cristiane. Análise do discurso digital: sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas: Pontes Editores, 2018.
DISCINI, Norma. Corpo e estilo. São Paulo: Contexto, 2015.
DISCINI, Norma. O estilo e o ator da enunciação. Greimas na contemporaneidade. In: Estudos Semióticos (14) 1, 2018.
FIORIN, José Luiz. A pessoa desdobrada. In: Alfa, São Paulo, 39, 1995.
HAYLES, N. Katherine. How we became posthuman: virtual bodies in cibernetics, literature, and informatics. The University of Chicago Press, 1999.
LOURENÇO, Julia. O corpo no/do ativismo contemporâneo: linguagem e dualismo digital. Relatório de pesquisa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo FAPESP 2017/12792-0, 2021.
MALINI, Fábio; ANTOUN, Henrique. A internet e a rua: ciberativismo e mobilização nas redes sociais. Porto Alegre: Sulina, 2013.
PAVEAU, Marie-Anne. Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas. Trad. (org.) Julia Lourenço e Roberto Baronas. Campinas: Pontes Editores, 2021.

 


Mesas-redondas

No XII EPED, tivemos cinco mesas-redondas. Todas foram transmitidas pelo YouTube. Você pode acessar as gravações clicando aqui

  Mesa 01  - simples

 

Mesa 02  - simples

 

Mesa 03  - simples

 

Mesa 04  - simples

 

Mesa 05  - simples

 


Publicações

Historicamente, o EPED organiza um livro composto pelos artigos resultantes dos trabalhos apresentados no evento por docentes, pós-graduandos e graduandos. Todos os textos passam por avaliação cega por pares. A Comissão Científica é sempre composta por professores Doutores de distintas universidades brasileiras.

Capa - XII EPED

GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto; ARAES, Célia Regina; CASTANHEIRA, Claudia; ISOLA-LANZONI, Gabriel; DA SILVA, Lucas Pereira; MITSUNARI, Nathalia Akemi Sato; DOMINGUES, Taciane (organizadores). Estudos do texto e do discurso: perspectivas contemporâneas. São Paulo: FFLCH-USP, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/9788575064429.

Capítulos separados

Sinopse:

A obra "Estudos do texto e do discurso: perspectivas contemporâneas" consiste em um olhar sobre os estudos do texto e do discurso. Quando se considera a realidade atual do Brasil, nos anos de 2020 a 2022, torna-se válido questionar sobre a forma como as distintas perspectivas de estudos discursivos contribuem para se pensar sobre objetos contemporâneos. As distintas abordagens, enquanto diferentes lentes, têm o potencial de elucidar diversos aspectos de objetos ora já investigados previamente, ora em momento inaugural de reflexão. Assim, ao trabalhar com a historicidade inscrita na língua, lugar de tensão e de posicionamento axiológico, seja ele mais ou menos individual, torna-se possível um questionamento do conhecimento e da moral atemporal, a-espacial e a-valorativa, compostos de unidades de sentido abstratamente universais e logicamente necessários.

  

O XII EPED contou também com uma edição de dossiê temático no periódico internacional Linguistic Frontiers com o tema Práticas Discursivas em mídias digitais. A edição teve como editores convidados o Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (FFLCH/USP) - presidente da comissão do EPED - e o Prof. Dr. Vinícius Romanini (ECA/USP) - integrante de uma mesa-redonda do XII EPED.

O número é composto por oito artigos, além do editorial, e foi publicado em setembro de 2022 (v. 5, n. 2).

Link para acesso: https://sciendo.com/issue/LF/5/2.

 

 


Certificados

Os certificados das edições do EPED ficam disponíveis em pasta do Google Drive. Para acessar seus certificados, selecione a opção desejada.