Presenças confirmadas

 

 

 


 

Lattes

Publicações recentes:

Artigo The Disciplinary Culture of Citation in Scientific Articles in the Humanities, publicado na Nueva Revista del Pacífico, em coautoria com Juliana Alves Assis, Christiane Donahue, em 2023.

Artigo Letramentos e desinfodemia: o leitor modelo do serviço de checagem de fatos “saúde sem fake news” na pandemia de covid-19, publicado no periódico Travessias Interativas, em coautoria com Augusto Vinicius de Oliveira, em 2022.

Fabiana Komesu

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (São José do Rio Preto)

É docente e pesquisadora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de São José do Rio Preto, desde 2006, e do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da mesma Instituição, desde 2008. É doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2005), tendo realizado estágio no exterior na Université de Paris XII, França em 2002-2003 e, depois do doutorado, em 2008. Fez pós-doutorado em Linguística Aplicada na Universidade de São Paulo (USP, 2012). Foi bolsista Jovem Pesquisador FAPESP (2005-2006) e recebeu Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador FAPESP (2005-2009). Foi vice-presidente do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL, 2007-2009). Foi membro pesquisador de projeto CAPES-COFECUB (2015-2018, Brasil-França). É coordenadora da rede de pesquisa internacional Literacies in Different Fields of Knowledge, com financiamento CAPES-PrInt-UNESP (2019-atual). É coordenadora da parte brasileira do projeto Letramentos e tecnologias na educação científica e no enfrentamento da desinformação, com financiamento CAPES-COFECUB (2023-atual, Brasil-França). É pesquisadora principal do projeto temático Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para formação de professores e de pesquisadores globalizados, com financiamento FAPESP (2023-atual). Foi professora visitante no exterior sênior na Université de Lille, França (2023), com financiamento CAPES-PrInt-UNESP.É líder do Grupo de Pesquisa Práticas de leitura e escrita em contexto digital cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (desde 2014) e membro dos grupos de pesquisa Estudos sobre a linguagem (UNESP/CNPq, desde 2006) e Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (UFPE/CNPq, desde 2007). É pesquisadora do Grupo de Trabalho (GT) Linguagem e Tecnologias da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL, desde 2010). Suas publicações incluem artigos em periódicos, capítulos de livro, livros, traduções especializadas sobre os temas de letramentos acadêmicos, letramentos digitais, escrita, discurso, internet e informação/desinformação e fake news. Atualmente, é coordenadora da área de Ciências Humanas e Sociais II (Linguística) da FAPESP.

  


 

Lattes

Publicações recentes:

Artigo A manipulação em discursos antivacina: uma análise sobre as representações sociais, publicado na REDIS: Revista de Estudos do Discurso, em coautoria com Leonel Andrade dos Santos, em 2023.

Artigo Prática discursiva de desinformação: análise da produção de postagens anticientíficas sobre a eficácia das vacinas na pandemia de covid-19 em 2021-2022, publicado no periódico (Con)textos Linguísticos, em coautoria com Heleno Santiago, em 2023.

Júlio Araújo

Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Acre (2000), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2003) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2006). Fez pós-doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Letras Vernáculas e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Coordena o grupo de pesquisa em Discursos e Digitalidades (DIGITAL) e o Laboratório de Letramentos e Escrita Acadêmica (LEA). Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática e as Teorias Críticas do Discurso. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: Fake News, desinformação, discurso de ódio, gêneros textuais digitais, letramentos digitais críticos, novos letramentos, escrita acadêmica, letramentos acadêmicos, ensino remoto e EaD. Foi vice-presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) no biênio 2009-2011 e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE) no biênio 2009-2011. Foi coordenador do GT de Linguagem e Tecnologias da ANPOLL no biênio 2012-2014 e foi membro dos conselhos consultivos da ALAB e da ABEHTE.