Um olhar sobre os estudos do texto e do discurso: apresentação

Livro 'Estudos do texto e do discurso: perspectivas contemporâneas' (2022)
 

Um olhar sobre os estudos do texto e do discurso: apresentação


Nathalia Akemi Sato Mitsunari
Universidade de São Paulo
https://orcid.org/0000-0003-1389-9337

Gabriel Isola-Lanzoni
Universidade de São Paulo
https://orcid.org/0000-0003-2066-1298

 

Resumo | Início do capítulo

O início da Linguística foi marcado pela dicotomia língua e fala, respectivamente, “sistema gramatical que existe virtualmente em cada cérebro” (SAUSSURE, 2012, p. 45) e combinações pelas quais o falante realiza o código da língua, “no propósito de exprimir seu pensamento pessoal” (SAUSSURE, 2012, p. 45). Se essa dubiedade serviu para delimitar o objeto científico de linguistas formalistas – a língua dessocializada, em toda a sua imanência de sentido –, também fez emergir teorias funcionalistas, como a Teoria da Comunicação de Roman Jakobson, que se centraram na função comunicativa da língua e em suas categorias e critérios semânticos no nível analítico. 
Desde então, houve um distanciamento da concepção de falante – ou autor – e de ouvinte – ou leitor – como meros emissores ativos e receptores passivos, condições mínimas de uma mensagem determinada pelas exigências de inteligibilidade e clareza. Ainda assim, é inegável a importância do estabelecimento de uma única estrutura organizacional, que dá conta da comunicação e da razão humana, nos estudos da significação nos mais diversos campos da atividade humana. Buscou-se, a partir disso, investigar mais a fundo a relação entre o individual e o social, o linguístico e o extralinguístico, seja contrapondo-se à linguística estruturalista, seja alargando seu escopo. Foram desenvolvidas teorias do texto e do discurso nos Estados Unidos, na Inglaterra, na França, em Portugal, na Alemanha, na Rússia, na Itália, na Argentina, no Brasil, em diferentes regiões do mundo, a partir de diferentes tradições de pensamento, muitas vezes, menos se preocupando em delimitar uma ciência dura e autônoma da língua que se articulando a outras ciências humanas.

Como citar:

MITSUNARI, Nathalia Akemi Sato; ISOLA-LANZONI, Gabriel. Um olhar sobre os estudos do texto e do discurso: apresentação. In: GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto; et. al (organizadores). Estudos do texto e do discurso: perspectivas contemporâneas. São Paulo: FFLCH-USP, 2022, p. 7-17.

 

Referências

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PALMA, D. V.; FRANCO, M. I. S. de M. A década de 1980: suas características principais. In: BASTOS, N. M.; PALMA, D. V. (Orgs.). Língua Portuguesa na década de 1980: linguística, gramática, redação e educação. São Paulo: Terracota, 2018, p. 9-28.

SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. Organização Charles Bally e Albert Sechehaye. Prefácio à edição brasileira Isaac Nicolau Salum. Tradução Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 2012. 

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2017.